Os Mambas iniciam a corrida do Campeonato Africano de Futebol (CAN 2025) diante da Costa do Marfim, partida agendada para o dia 24 de Dezembro deste ano, no Estádio do Marrakesh.
Quatro dias depois, no mesmo estádio, a selecção nacional volta a entrar em cena, defrontando a sua congénere dos Camarões, em jogo da segunda jornada do Grupo F da maior e principal prova futebolística do continente africano.
Já no dia 1 de Janeiro de 2026, o combinado nacional terá pela frente a selecção do Gabão, em partida inserida na terceira jornada, encerrando a fase de grupos da prova.
Tido como grupo da morte, o combinado nacional tem a espinhosa missão de, pela primeira vez, garantir a qualificação para a outra fase da competição, feito que Moçambique persegue desde 1986, ano em que se estreiou no Campeonato Africano de Futebol.
Na sua sexta participação na prova, os Mambas têm ainda a missão de garantir a primeira vitória na competição. Na edição passada do CAN, o conjunto moçambicano cometeu a proeza de arrancar dois empates diante de gigantes do futebol africano, no caso Gana e Egipto, ambos a duas bolas.
Apesar desse feito, o combinado nacional terminou a sua participação na fase de grupos, numa prova que acabou por ser conquistada pela anfitriã Costa do Marfim.
Afrotaças: Black Bulls e Fer. Maputo jogam no domingo
A Associação Black Bulls, campeã em título, vai estreiar-se no domingo na presente edição da Liga dos Campeões Africanos, defrontanto a formação do AC Léopards de Dolisié do Congo Brazzaville, em jogo da primeira “mão” da segunda pré-eliminatória. O representante moçambicano vai deixar o país esta quinta-feira rumo ao Congo. Os “Touros” arrancaram com os trabalhos de preparação tendo em vista esta partida no sábado passado, no Complexo Desportivo do Tchumene, em que Hélder Duarte contou com a presença de todos os jogadores. A equipa técnica agendou quatro unidades de treinos antes da partida para Congo Brazzaville, devendo efectuar mais duas em solo congolês.
O jogo entre as duas equipas está marcado para domingo às 15.30 horas locais, no Estádio Alphonse Massamba-Débat, recinto onde curiosamente a Black Bulls garantiu, na edição passada, o apuramento pela primeira vez, para a fase de grupos das competições africanas após eliminar a turma congolesa do AS Otohô.
O jogo da segunda “mão” está agendado para dia 26 deste mês, no Lalgy Arenba, em Tchumene. Caso transite para a outra fase, o representante moçambicano irá defrontar o vencedor da eliminatória entre o Remo Stars, da Nigéria, ou Union Sportive das Comores.
O outro representante moçambicano nas Afrotaças, no caso o Ferroviário de Maputo, tambél joga no domingo, na Taça CAF, defrontando o AS Fanalamanga, do Madagáscar, em jogo da primeira “mão” da competição de acesso à fase de grupos.
O jogo entre as duas equipas será no Estádio Nacional do Zimpeto, recentemente aprovado pela Confederação Africana de Futebol para as competições oficiais sob sua égide.
O jogo da segunda “mão” também está agendado para o mesmo recinto em face do representante malgaxe não ter um estádio em condições para acolher partidas organizadas pela CAF.