Os Mambas conhecem, amanhã, os adversários da fase de grupos das eliminatórias de acesso ao CAN 2025, cuja fase final vai ser em Marrocos. O sorteio será realizado na sede da Confederação Africana de Futebol (CAF), no Cairo, Egipto.
Depois da prestação no recém-terminado Campeonato Africano de Futebol (CAN), em que foram eliminados na fase de grupos, terminando a prova com um saldo de dois empates e uma derrota, os Mambas foram isentos de disputar a primeira eliminatória.
Aliado a isso, está o facto de o combinado nacional ter subido um lugar no Ranking da FIFA, passando da 11ª para a 110ª posição no Ranking da FIFA, de acordo com a classificação actualizada na semana passada, a primeira relativa ao presente ano.
Assim, os Mambas vão disputar a fase grupos, agendada para Setembro, Outubro e Novembro, com as seis jornadas em cada um dos 11 grupos, em que se apuram os dois primeiros. A CAF vai realizar o sorteio, hoje, numa cerimónia que será à porta fechada.
O Marrocos não organiza um CAN há 36 anos, ou seja, desde 1988. O investimento que o país tem feito nas infra-estruturas, como estádios, estradas, transportes públicos e na promoção do turismo, pesou na decisão do órgão que rege o futebol no continente.
Marrocos foi semifinalista no Mundial de 2022, no Qatar, e no CAN da Costa do Marfim ficaram pelo caminho nos oitavos-de-final diante da África do Sul. Com a organização do próximo campeonato africano ambicionam conquistar o título.