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CAF regista lucro de cerca de 10 milhões de dólares

A Confederação Africana de Futebol (CAF), sob a liderança do sul-africano Patrice Motsepe, anunciou, ontem, um retorno à lucratividade, revertendo vários anos de défices financeiros e alcançando um crescimento significativo como parte da estratégia de recuperação da agremiação adoptada em 2021.

O anúncio foi feito durante a 47ª Assembleia Geral Ordinária da CAF, em Kinshasa, República Democrática do Congo. A CAF reportou um lucro líquido de US$9,48 milhões no exercício financeiro de 2023-2024, marcando o primeiro lucro declarado em vários anos. 

Essa conquista reflete um forte aumento nas receitas comerciais, impulsionado pelo crescente apelo global do futebol africano, pela entrada de novos patrocinadores e pela implementação de controlos financeiros rigorosos pela liderança da CAF.

Há quatro anos, quando a CAF enfrentava um défice financeiro significativo e vários desafios, incluindo diversas disputas legais, o presidente Motsepe iniciou um plano estratégico de recuperação com o objectivo de tornar o organismo reitor do futebol africano e o futebol globalmente competitivos e financeiramente autossustentáveis.

Além de declarar lucro pela primeira vez em vários anos na 47ª Assembleia Geral Ordinária em Kinshasa, a CAF aumentou significativamente o investimento em competições, prémios em dinheiro, apoio financeiro para sindicatos zonais e associações-membro e gastos em programas de desenvolvimento.

Essa reviravolta reflete a estratégia comercial fortalecida da CAF e seu compromisso em garantir que o crescimento financeiro beneficie directamente jogadores, clubes e associações membros.

As receitas da CAF continuaram a crescer – agora até US$166,42 milhões. As prioridades de gastos estão alinhadas ao crescimento do futebol: prémios em dinheiro (US$81 milhões), organização de torneios (US$19 milhões), desenvolvimento do futebol (US$35 milhões) e governação e administração (US$21 milhões).

A CAF fortaleceu seu posicionamento global por meio de parcerias de alto nível e acordos de patrocínio, garantindo que o futebol africano continue sendo uma plataforma de primeira linha para marcas globais.

Esses acordos reforçam a missão da CAF de oferecer competições de nível mundial e aumentar o valor comercial do futebol em todo o continente, com o número de patrocinadores e parceiros a registar crescimento para 16 em 2024-25.

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