A Procuradora-geral da República, Beatriz Buchili, queixa-se da falta de denúncia dos bancos nos casos suspeitos de movimentação de dinheiro. Beatriz Buchili diz que a atitude das instituições financeiras inviabiliza a recuperação de activos desviados do Estado.
A Procuradora-geral alerta que esta falta de denúncia pode levar as instituições financeiras à responsabilização e que, neste momento, a Procuradoria está a coordenar com o Banco Central para garantir respeito pela lei.
Mas este não é o único obstáculo que dificulta a investigação de crimes de corrupção e recuperação de fundos. Segundo Buchili, que falava na abertura da sexta reunião do Gabinete Central de Combate à Corrupção, em várias instituições financeiras não há base de dados que disponibilize informação necessária em investigação de crimes.
Para já, o Ministério Público defende a criação de um gabinete de recuperação de activos e há uma proposta de lei sobre a matéria levada ao Governo.
A prevenção e o combate à corrupção é um dos temas a serem discutidos na reunião nacional do Gabinete Central de Combate à Corrupção. Durante os dois dias do evento, os magistrados vão também discutir a cooperação inter-institucional e internacional na investigação de crimes e a celeridade processual.