O Chaves, equipa em que alinha o moçambicano Bruno Langa, perdeu este domingo diante do Rio Ave, o jogo mais importante da temporada, uma vez que decidia que equipa iria ascender à primeira liga portuguesa de forma directa.
Uma derrota por 3-0 que custou a perda da entrada directa na principal prova do futebol português para Bruno Langa e seus companheiros do Desportivo de Chaves, ainda que tenha mais uma oportunidade no play-off.
Com um golo madrugador de Aziz, logo no primeiro minuto, e um ‘bis’ de Aderllan Santos, aos 77 e 80, quando Chaves jogava em inferioridade numérica, após a expulsão de Luís Rocha, aos 75, os vila-condenses construíram o triunfo que lhes permite, uma época depois, regressar ao escalão maior do futebol português.
A equipa da foz do Ave termina a prova no primeiro lugar, com 70 pontos, enquanto o Chaves, com este desaire, acaba o campeonato no terceiro posto, com 64 pontos e falha o acesso directo à liga.
Apesar da derrota, os flavienses ainda podem subir de divisão, disputando, agora, um play-off com o Moreirense, o antepenúltimo classificado da I Liga. Ou seja, ainda podemos ter Bruno Langa na primeira Liga Portuguesa próxima época, mas, para tal, deverá vencer o Morreirense, neste play-off.
Bruno Langa foi titular e cumpriu os 90 minutos.
GENY CATAMO MELHOR EM CAMPO
Outro moçambicano em destaque na última jornada das principais ligas portuguesas é Geny Catamo. O jogador emprestado pelo Sporting ao Vitória de Guimarães provou que precisa apenas de oportunidades para se lançar à equipa principal de Rúbem Amorin e a justificou a provável chamada na pré-temporada dos “leões”.
Geny Catamo foi titular na equipa vimaranense pela primeira vez e fez jus à confiança, ao fazer duas assistências, na segunda parte, para o segundo e o quarto golos do Guimarães, diante do Gil Vicente.
Para além das duas assistências, Geny Catamo teve estatísticas boas neste jogo da última jornada da Liga Portuguesa, como é o caso dos passes para finalização, em número de cinco, seis dribles certeiros de sete tentados, três faltas sofridas e 12 passes aproximativos recebidos, tendo recebido a nota 8.1 da Goal Point.
O Guimarães terminou a temporada no limite da entrada da Liga Europa, na sexta posição, uma posição abaixo do Gil Vicente.
Já Zainadine Jr. e Clésio Baúque, ambos jogadores do Marítimo, despediram-se com derrota na edição 2021/22, diante do Portimonense. Os dois jogadores foram titulares e cumpriram os 90 minutos, colocando a equipa a meio da tabela, na 10ª jornada, com 38 pontos.
Na Albânia, Reginaldo Faite não conseguiu ajudar a sua equipa a manter-se na principal liga, ao voltar a perder, mais uma vez diante da sua antiga equipa, o Kekusi, por 2-1. A de Reginaldo Faite ocupa a penúltima posição, quando faltam duas jornadas para o fim da prova.