O País – A verdade como notícia

Brexit: Bruxelas espera um sim do parlamento britânico, depois de oito propostas rejeitadas

Depois de na quarta-feira o parlamento britânico ter rejeitado todas as oito propostas apresentadas como opções de saída do Reino Unido da União Europeia pela primeira-ministra, Theresa May, Bruxelas instou hoje o parlamento a votar uma proposta sobre o caminho a seguir no “Brexit”.

"A votação faz parte de um processo político em curso no Reino Unido, que respeitamos. Contámos oito nãos na noite passada e agora precisamos de um sim sobre o caminho a seguir", declarou o porta-voz do executivo comunitário, Margaritis Schinas.

Margaritis Schinas, que falava na habitual conferência de imprensa diária da Comissão Europeia em Bruxelas, recordou que o Conselho Europeu determinou que se o Acordo de Saída não fosse ratificado até ao final desta semana, o Artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que define um período de dois anos para negociar a saída de um Estado-membro, seria prolongado até 12 de abril.
"Cabe agora ao Governo britânico informar-nos sobre quais são os próximos passos", frisou.

O principal porta-voz do executivo comunitário escusou-se a fazer projeções sobre quem será o interlocutor de Bruxelas na próxima fase de negociações com Londres, depois de na quarta-feira a primeira-ministra britânica ter dado conta da sua intenção de sair de funções antes da próxima fase de negociações com UE, após o Acordo de Saída para o “Brexit” ser aprovado.

 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos