A Presidente da Assembleia da República (AR) reconheceu, esta manhã, a necessidade de melhorar a interacção com o povo nas actividades desenvolvidas pelos deputados.
Esperança Bias, que falava no lançamento das celebrações de 30 anos do parlamento multipartidário, em Moçambique, disse que a instituição que dirige tudo fará assegurar a consolidação da democracia em resposta aos anseios do povo moçambicano.
“Apesar de notas positivas neste longo percurso de construção da democracia, sentimos que devemos melhorar a nossa interacção, tornando o debate parlamentar cada vez mais profícuo, em defesa dos interesses dos nossos eleitores e, em última instância, do povo moçambicano”, disse a Presidente da AR.
Outrossim, Bias reconheceu que persistem desafios para a materialização do sonho de melhoria das condições de trabalho e da modernização requeridos pela actividade parlamentar. Neste capítulo, importa referir que muitos documentos do Parlamento não estão ainda digitalizados, devendo os interessados recorrer a materiais no formato físico.
“Constitui desafio a conclusão da elaboração do Plano Estratégico 2023 – 2032, que é continuidade do Plano Estratégico em vigor que tem como finalidade continuar a aprimorar os mecanismos de interação entre o deputado e o cidadão, melhorar a produção legislativa, bem como promover a formação dos deputados e funcionários e modernizar a instituição, através da promoção do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação”, avançou Bias.
As comemorações dos 30 anos do parlamento multipartidário em Moçambique decorre sob o lema “Assembleia da República – 30 anos consolidando a Democracia Multipartidária”, que se vai assinalar no dia oito de Dezembro de 2024.