O custo do dinheiro reduz ligeiramente na banca a partir de amanhã. De acordo com os bancos comerciais, a taxa de juro de referência nos créditos concedidos aos clientes recua dos actuais 17,40% para 17,20% em Agosto.
Fazer empréstimos nos bancos comerciais poderá ficar um pouco mais fácil a partir desta sexta-feira. Os bancos comerciais reduziram a taxa de juro de referência dos actuais 17,4% para 17,2%, segundo um comunicado de imprensa.
Com a ligeira revisão em baixa, a base de negociação dos juros tanto para os novos empréstimos como para os existentes fica menos pesada. Portanto, à referida taxa, será adicionada uma margem, consoante o risco de cada cliente.
“Esta taxa aplica-se às operações de crédito contratualizadas (novas, renovações e renegociações) entre as instituições de crédito e sociedades financeiras e os seus clientes, acrescida de uma margem (spread) que será adicionada ou subtraída à Prime Rate, mediante a análise de risco”.
No tocante à margem, denominada spread, caberá a cada banco aplicar condições adicionais distintas, em função do perfil de risco, historial comercial e creditício e eventuais protocolos celebrados com o cliente ou a sua instituição.
Importa lembrar que a taxa de juro de referência que em Agosto será de 17,2%, no mesmo mês de 2024 rondava em 21,20%. De lá para cá, houve quedas, à semelhança das registadas na taxa de juro usada nas transações entre os bancos.