O Banco Mundial (BM), através da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), disponibilizou 150 milhões de dólares para a execução do “Programa de Segurança Hídrica Urbana”, com o objectivo de melhorar os sistemas de abastecimento de água na região sul de Moçambique.
De acordo com a informação veiculada nesta terça-feira, pelo portal humanitário ReliefWeb, citado pelo Diário Económico a iniciativa vai beneficiar 1,3 milhões de pessoas, ajudar na criação de um ambiente propício à participação do sector privado nos programas de abastecimento de água do país, incentivar a prestação de serviços sustentáveis e resistentes ao clima e promover serviços de água melhores e mais eficientes.
“O acesso à água potável é um direito humano básico e essencial para o desenvolvimento resiliente e inclusivo de Moçambique. Através deste programa, pretendemos apoiar a visão do Governo em garantir que todas as pessoas beneficiem de um serviço de abastecimento de água de alta qualidade”, disse a directora nacional do Banco Mundial para Moçambique, Madagáscar, Maurícias, Comores e Seicheles, Idah Z. Pswarayi-Riddihough.