Entrou em funcionamento uma nova filial do Banco de Moçambique, na sexta-feira, na cidade de Chimoio, província de Manica. O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou a infra-estrutura que fará com que os bancos comerciais, sobretudo, e citadinos daquela urbe deixem de recorrer à cidade da Beira, em Sofala, para levantar e depositar dinheiro, em somas avultadas. São 200 quilómetros de uma cidade para outra.
O edifício ocupa uma área de 2.500 metros quadrados. Trata-se de uma construção de arquitectura moderna e resiliente a mudanças climáticas.
Após a inauguração do empreendimento, Filipe Nyusi disse que a entrada em funcionamento da filial marca o fim do martírio dos bancos comerciais para realizar operações bancárias.
“Com a inauguração da filial de Chimoio, os bancos que operam na província de Manica passam a dispor, localmente, de serviços de depósito e levantamento de numerários junto do Banco Central, reduzindo os riscos e custos associados”, explicou o Chefe de Estado.
Segundo Nyusi, as operações de tesouraria deverão ser facilitadas e menos onerosas. Deve ainda haver maior celeridade no provimento de notas e moeda nacional em perfeitas condições.
Por sua vez, o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, agradeceu a todos que tornaram possível a construção do edifício em Manica.
Com a inauguração da filial de Chimoio, o Banco de Moçambique já tem representações em todas as capitais provinciais.