Um acordo assinado pelo Banco de Moçambique e a Cooperação Financeira Alemã, através do KFW – Banco Alemão de Desenvolvimento vai permitir a implementação de projectos que visam financiar Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) que operam no país.
De acordo com um comunicado de imprensa conjunto enviado hoje ao “O País”, serão colocados à disposição das empresas 17.500.000 para, entre outras acções, financiarem as suas actividades de modo a mitigar o impacto da pandemia da COVID-19 e ajudar as MPME a sobreviverem.
O valor está dividido em três partes. Primeiro pacote de 6 milhões de euros é um donativo para apoio de emergência no âmbito da COVID-19 para micro, pequenas e médias empresas. Segundo, de 9 milhões de euros é uma linha de crédito para MPME e finanças agrícolas e por fim, o terceiro, no montante de 2.5 milhões de euros é para a assistência técnica para instituições financeiras e MPME.
“O mecanismo de subvenção de emergência da COVID-19, no valor de 6 milhões de euros, em moeda local, não reembolsável, para as MPME afectadas pela pandemia, tem o objectivo de mitigar o seu impacto e ajudar as MPME a sobreviverem”, lê-se no comunicado de imprensa.
Neste primeiro caso, os recursos serão canalizados através do Banco de Moçambique e instituições financeiras nacionais, e visam apoiar as MPME a cobrir necessidades decorrentes do fluxo de caixa, mas não se limitando a pagamentos de salários e outros custos fixos durante a pandemia.
Já a linha de crédito para MPME e finanças agrícolas, de 9 milhões de euros, fornecerá financiamento de longo prazo em moeda local com termos e condições economicamente sustentáveis.
“Os fundos ajudarão as MPME a financiarem os investimentos necessários após a pandemia para permitir a reconstrução ou o crescimento da actividade empresarial”, indica a nota de imprensa.
Segundo o documento, no terceiro caso, o contrato de assistência técnica de 2.5 milhões de euros irá beneficiar as instituições financeiras participantes na linha de crédito para as MPME e finanças agrícolas, bem como potenciais beneficiários das linhas de crédito do Banco de Moçambique financiados através da Cooperação Financeira Alemã, através do KfW, para conferir maior rigor, transparência e fiabilidade da informação no processo de avaliação e monitoria.