Banco de Moçambique decidiu aumentar a taxa de juro de política monetária para 17,25%, com o objectivo de controlar os preços de produtos, através da redução da circulação do dinheiro no mercado.
O Banco de Moçambique decidiu, na última sexta-feira, aumentar a taxa de juro de política monetária para 17,25%, um aumento de dois pontos percentuais. A entidade diz que a medida visa controlar os preços de produtos, através da redução da circulação do dinheiro no mercado. A decisão foi feita através de um comunicado de imprensa.
Segundo o governador da instituição, Rogério Zandamela, a medida visa controlar os níveis de inflação no país. “Esta decisão visa assegurar, a médio prazo, o retorno da inflação para um dígito, num contexto em que se prevê a volatilidade dos preços dos produtos energéticos e alimentares a nível internacional, com potencial impacto no aumento sustentado a nível doméstico”.
Esta é a segunda vez em que o Banco de Moçambique aumenta a taxa de juro de política monetária para travar a subida galopante do preço dos produtos. Entretanto, mesmo com incertezas na economia global, a instituição diz que se mantém optimista quanto ao crescimento da economia este ano e no próximo.
O Banco de Moçambique informou, ainda, que a dívida pública interna aumentou para 263,1 mil milhões de Meticais, o que representa um aumento de 44,3 mil milhões em relação a Dezembro de 2021.