Ferroviário da Beira defronta, sábado, às 16h00, o Petro de Luanda em jogo da 2.ª jornada da Conferência Nilo da Liga Africana de Basquetebol (BAL), prova que decorre no Cairo, Egipto. Os campeões nacionais terão pela frente um forte candidato ao título.
Depois da estreia menos conseguida diante do Al Ahly do Egipto, jogo no qual perdeu por 92-74, o Ferroviário da Beira tem pela frente um novo teste de fogo na Basketball Africa League, prova organizada pela FIBA em parceria com a NBA.
Os bicampeões nacionais batem-se, sábado, com o Petro de Luanda, conjunto que no passado dia 24 de Abril conquistou a Unitel Basket (campeonato angolano de basquetebol) após vencer o D’Agosto no jogo 3 dos “play-offs” da final.
Em mais uma tarefa complicada, o Ferroviário da Beira vai procurar vencer para manter vivo o sonho de estar entre as quatro equipas que se qualificam para a fase final da BAL, competição agendada para a cidade de Kigali, Ruanda.
No duelo deste sábado, Luis Lopes Hernandez vai tentar fintar a falta de ritmo competitivo da sua equipa, que, diga-se, partiu para esta prova com apenas jogos de menor intensidade com equipas da Beira.
Ademais, o Ferroviário da Beira ainda não tem entrosados os seus reforços ao nível que seria de desejar. Recomenda-se que os “locomotivas” cometam menos erros defensivos e se apresentem com clarividência ofensiva.
Melhorar a pontuação, que foi bastante fraca no primeiro quarto, é outro dos trabalhos de casa que o “coach” espanhol do Ferroviário da Beira terá que fazer com toda a atenção para contrariar os angolanos.
Outro aspecto a ter em conta, no duelo com o Petro de Luanda, é o forte jogo interior e exterior dos angolanos que não costumam facilitar. Sem o combativo Helton Ubisse, os homens das posições 4-5 a serem confiados por Luis Lopez Hernandez, devem dar conta da luta das tabelas que vai, seguramente, ser determinante no desfecho desta partida.
Prova da sua qualidade, o Petro de Luanda conquistou a medalha de bronze na edição 2021 da Basketball Africa League, BAL, após vitória convincente por 97-68, diante do Patriots do Ruanda, país anfitrião.
O Petro de Luanda, de resto, aposta fortemente na conquista do certame, de tal forma que vai colocar toda a carne no assador no Egipto. O treinador brasileiro, José Neto, levou para esta prova Childe Dundão, Gerson Domingos, Souleymane Diabate, Carlos Morais, Gerson Gonçalves “Lukeny”, Pedro Bastos, Glofate Buiamba, Djime Crime, Aboubakar Gakou, Damian Hollis, Jone Lopes Pedro e Ater Majok.
Ficaram de fora os postes Teotónio Dó, Aldemiro João e o extremo José António, que por opção técnica não seguiram viagem para o palco da competição.
De recordar que o Stade Malien (Mali), Associação Desportiva de Douanes (Senegal), Grupo de Energia (Ruanda) e Clube de Cestas de Abidjan (Costa do Marfim) estão já apurados para a fase final.
Surpresa pela negativa, o US Monastir da Tunísia, actual campeã africana em título, falhou a qualificação para a fase final da Basketball African League (BAL). Zamalek do Egipto foi o vencedor da primeira edição da BAL.
TORNEIO “O TREINADOR”: MAXAQUENE VS COSTA DO SOL NA ORDEM DO DIA
Costa do Sol vs Maxaquene é o jogo de cartaz da 4ª jornada do torneio de basquetebol sénior masculino “O Treinador”. O duelo está agendado para sábado, às 18h00, no pavilhão da A Politécnica. Esta sexta-feira, às 20h00, no mesmo recinto, a A Politécnica bate-se com as Águias Especiais.
Com três vitórias somadas nos jogos então realizados, o Costa do Sol procura manter-se na liderança do torneio “O Treinador”, competição que visa dar rodagem às equipas da capital do país em face do arranque tardio da época. Com melhor estrutura, não estivéssemos a falar dos actuais campeões da Cidade de Maputo e vice-campeões nacionais, os “canarinhos” partem para o duelo com os “tricolores” com grande dose de favoritismo.
Aguerrida, a formação “tricolor”, orientada por Hermínio Changule, pisca o olho à primeira vitória nesta competição.
Ainda no sábado, o Ferroviário de Maputo mede forças com o Costa do Sol “B”. Invicto na prova, o conjunto de Horácio Joaquim Martins não quer ser surpreendido pela jovem e aguerrida equipa “canarinha”.
O Costa do Sol “B” é uma formação em construção, sendo resultado da equipa júnior que conquistou, em Janeiro, o Campeonato Nacional em Quelimane.
A disputa desta ronda arranca sexta-feira, com a A Politécnica a travar argumentos com as Águias Especiais, num duelo em que os “politécnicos” são teoricamente favoritos a vencer. Ao nível dos seniores femininos, roda a 3ª jornada com a A Politécnica a medir forças com Lazio, sexta-feira, às 18h00. É um duelo entre duas formações que se equivalem, até porque os seus plantéis são equilibrados.
No sábado, o Costa do Sol, campeão nacional, terá pela frente a equipa secundária da A politécnica (B). É um jogo no qual as “canarinhas” carregam consigo todo o favoritismo, porquanto apresentam o melhor plantel da actualidade em seniores femininos.
COMISSÃO DE GESTÃO TOMA POSSE NO DIA 6
A Comissão de Gestão de Basquetebol na capital do país será empossada no próximo sábado, 6 de Maio, para um mandato de seis meses. A agremiação foi criada na sequência da destituição do elenco interino da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM) no decurso da assembleia-geral realizada no passado sábado, 22 de Abril. A Comissão de Gestão tem como missão dinamizar o basquetebol na Cidade de Maputo, cujas provas ainda não arrancaram por uma dívida de 130 mil Meticais a árbitros.