O País – A verdade como notícia

Avenida Marginal de Quelimane passa a chamar-se Bonifácio Gruveta Massamba

Foto: O País

Manuel de Araújo, edil de Quelimane, inaugurou, esta terça-feira, uma das principais avenidas da cidade. A via, orçada em pouco mais de dois milhões de Meticais, recebeu o nome de Bonifácio Gruveta, em homenagem ao herói nacional.

A Avenida Marginal de Quelimane – que percorre a orla marítima da cidade e tem cerca de 2,5 quilómetros – foi inaugurada, esta terça-feira, por Manuel de Araujo e passa a ostentar o nome do herói nacional Bonifácio Gruveta Massamba.

O evento contou com munícipes e familiares do homenageado. Na ocasião, Manuel de Araújo explicou o porquê da atribuição do nome. Tendo dito que Gruveta Massamba é uma figura que transcende a mono-partidarização, na medida que lutou pela libertação e independência do povo moçambicano.

De Araújo diz que Gruveta lutou para o bem-estar dos zambezianos na maneira de ser e estar, mas fundamentalmente na identidade cultural. Aliás, diz que o herói nacional sempre se preocupou com o bem-estar do povo moçambicano e da Zambézia, em particular.

De Araújo recordou, aquando da passagem pela Assembleia da República, o quanto Gruveta Massamba, enquanto deputado, procurava aglutinar, independentemente da filiação político-partidária, todos os Zambezianos para pensarem pela província que os viu nascer. Para Manuel de Araújo, Gruveta Massamba era aquele que lutava pelo bem-estar do seu povo, daí a homenagem.

“O general Gruveta Massamba foi o primeiro governador da província da Zambézia no período pós-independência. Este facto ninguém lhe pode retirar, ele foi o primeiro governador da nossa província”, disse Manuel de Araújo.

O filho mais velho de Bonifácio Gruveta Massamba, representando a família, mostrou-se visivelmente emocionado com a homenagem feita ao seu pai. Edmundo Massamba diz que o gesto imortaliza o percurso de um homem que lutou pela pátria, no geral, e província, em particular.

“Nós, os filhos, primos e família, no geral, estamos muito satisfeitos com esta decisão do conselho municipal de Quelimane. Atribuir o nome do meu pai a esta avenida mostra, sem dúvida, o quanto ele soube ser filho desta pátria. Gruveta Massamba é alguém que lutou para o bem de todos nós, sendo, por isso, uma homenagem merecida”, disse Edmundo Gruveta Massamba, filho mais velho do general.

Várias individualidades que estiveram em Quelimane, para participar na festa da cidade, elogiaram a homenagem feita pelo município ao herói nacional.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos