O debate sobre a qualidade do ensino técnico profissional foi mais uma vez levantado, mas desta vez, no sábado, num evento precedido pela graduação de cerca de 200 estudantes em diversos cursos pela Escola Técnica Padre Prosperino Galipolli, na cidade de Maputo.
O acto aconteceu numa altura em que as autoridades estão a divulgar novo modelo de formação técnico profissional baseado por exemplo no ensinar a saber-fazer. Falando à margem do evento o director adjunto de Educação e Desenvolvimento Humano na capital do país, Armando Muthemba, destacou a importância de formação psico-pedagógica dos formadores bem como a intensificação de fiscalização para melhoria de qualidade de ensino nos últimos dois anos.
Já o director da direcção da Escola Técnica Padre Prosperino Galipolli, Adelino Mathe, que organizou o evento apontou a necessidade de cumprimento pelas várias instituições do novo modelo de formação baseado no saber fazer orientado pelo governo. Porque o debate esteve relacionado a graduação os formados defenderam a necessidade de alargamento do mercado de emprego para além da cidade de Maputo.