O País – A verdade como notícia

Fundação SOICO assina protocolo com ENTRAJUDA para representar Banco Alimentar de Moçambique

A Fundação SOICO (FUNDASO) celebrou um protocolo de colaboração com a ENTRAJUDA de Portugal para desenvolver vários projectos na área social em Moçambique, com destaque para o Banco Alimentar Contra a Fome.

O protocolo foi rubricado esta terça-feira, em Lisboa, pelo Presidente do Conselho de Administração da FUNDASO, Daniel David; e a Presidente da instituição de solidariedade, ENTRAJUDA, Isabel Jonet.

O documento enquadra-se no esforço de materialização de um dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o de “Erradicar a Fome”, e vai permitir estruturar um modelo de Banco de Alimentos em Moçambique baseado na experiência de actuação da ENTRAJUDA em Portugal.

A FUNDASO, através do Banco Alimentar Contra Fome em Moçambique, pretende reunir esforços para mitigação de problemas de alimentação, principalmente junto a pessoas carenciadas ou instituições de cariz sociais, como orfanatos, centros de acolhimento que intervêm no sector social em Moçambique a tirarem o máximo partido de recursos humanos e materiais que são escassos. Para o efeito, será efectuado um levantamento das respostas que já existem para, por um lado, evitar duplicações e, por outro lado, adequar a resposta às necessidades concretas e incentivar a partilha de experiências.

Para além de promover a doação de bens alimentares e não alimentares, o protocolo inclui a criação de uma Bolsa do Voluntariado que permitirá recrutar voluntários com competências e qualificações que queiram fazer da sua profissão uma boa acção.

A FUNDASO é uma fundação privada que actua em áreas de interesse público, com enfoque no desenvolvimento inclusivo e sustentável de Moçambique, destacando-se as seguintes áreas: Cidadania e Educação, Saúde e Bem-estar e Ambiente e Recursos Naturais.

A ENTRAJUDA, instituição de solidariedade criada em 2004 em cuja génese se encontra o Banco Alimentar contra a Fome, tem vindo a estruturar um conjunto de apoios diversos, numa lógica de gestão e organização, destinados às organizações do sector social, que as ajudam a tirar melhor partido dos recursos de que dispõem, quer humanos, quer materiais.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos