O País – A verdade como notícia

Atenção à BAL: Fer. Beira reforça-se com mais três estrangeiros

Fotos: BAL

O Ferroviário da Beira reforçou-se com mais três estrangeiros, tendo em vista atacar a Liga Africana de Basquetebol (BAL). Os três vão juntar-se a William Perry, completando a lista dos quatro estrangeiros recomendados pelo regulamento da competição.

Assunto de reforços estrangeiros encerrado. O Ferroviário da Beira foi ao mercado buscar mais três jogadores, com o horizonte na participação da equipa na mais prestigiada prova de basquetebol de clubes ao nível do continente africano.

Trata-se do senegalês Makhtar Gueye, o maliano Bourama Sidibe e o norte-americano Najeal Young, jogadores com enorme qualidade e que os “locomotivas” acreditam que poderão fazer a diferença.

Os três jogadores deverão juntar-se à equipa na próxima semana, na cidade da Beira, local onde a formação orientada pelo espanhol Luís Hernandez está a efectuar a sua preparação, com vista à participação na BAL.

Para os bicampeões nacionais, as contratações vêm responder às exigências da prova em termos de origem geográfica e continental dos atletas e as necessidades desportivas da equipa.

O Ferroviário da Beira renovou com boa parte dos jogadores que no ano passado conduziram a equipa à conquista da Liga Nacional de Basquetebol, competição na qual nos últimos dois anos os “locomotivas” têm sido impecáveis, fruto do enorme investimento que a direcção liderada por Valdemar de Oliveira tem feito.

FERROVIÁRIO DA BEIRA ESTREIA-SE CONTRA EGIPTO

O Ferroviário da Beira estreia-se na Liga Africana de Basquetebol diante do anfitrião Al Ahly do Egipto, partida que vai decorrer no dia 26 de Abril próximo. Os “locomotivas” estão inseridos na Conferência Nilo da competição.

No segundo jogo, os bicampeões nacionais, que participam nesta competição pela segunda vez, vão defrontar o Petro Atlético de Luanda, no dia 29 de Abril. Os “locomotivas” voltam a entrar em acção no dia seguinte, desta feita frente à formação do SLAC da Guiné Conacri.
Depois destas duas partidas, o representante moçambicano só voltará a jogar no dia 3 de Maio, diante do Cape Town Tigers da África do Sul. O quinto e último jogo desta etapa vai ser no dia 5 de Maio, frente ao City Oilers do Uganda.

Os quatro primeiros classificados da Conferência Nilo apuram-se para a fase final, a disputar-se no Ruanda, de 21 a 27 de Maio. Por sua vez, as equipas apuradas da Conferência Nilo vão juntar-se aos quatro que passarem pela Conferência Sahara, que terá os seus jogos de 11 a 21 de Março, na capital senegalesa, Dakar.

A Conferência Sahara é composta pelas formações de Abidjan BC (Costa do Marfim), Kwara Falcons (Nigéria), Stade Malien (Mali), AS Douanes (Senegal), REG (Ruanda) e o campeão em título US Monastir (Tunísia).

A BAL, competição que vai na sua terceira edição, começa a ser disputada no dia 11 de Março. À semelhança da edição passada, na presente, a prova contará com a participação dos 12 melhores clubes de 12 países africanos, os quais vão fazer um total de 38 jogos em Dakar, no Senegal, Cairo, no Egito e Kigali, no Ruanda, durante três meses em 2023.

Segundo o plano da competição da organização da BAL, a Conferência do Sahara jogará uma fase de grupos de 15 jogos, na Arena Dakar. Por seu turno, a Conferência do Nilo jogará uma fase de grupos de 15 jogos no Hassan Mostafa Indoor Sports Complex, no Cairo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos