Pela primeira vez na história do desporto motorizado, o Autódromo Internacional de Maputo vai acolher, na temporada 2026, corridas internacionais de automobilismo, inseridos no tradicional e emblemático Extreme Festival, Silver CUP e do Campeonato SA BackDraft.
A grande conquista é o resultado do excelente trabalho que vem sendo desenvolvido com sucesso pela direcção do ATCM, departamento de velocidade e pelo Director de Corridas, Manuel da Silva (Manecas), bem como dos comissários de pista no exercício das suas funções nas corridas no ATCM.
Entretanto, no âmbito dos preparativos da época desportiva 2026 do desporto motorizado, o automóvel promovido e organizado pelo ATCM, membro da FIA, a direcção e o departamento de velocidade da agremiação promove, nesta quarta-feira, no Club House do ATCM, acções de auscultação e debates juntos dos principais intervenientes, nomeadamente pilotos, equipas e seus representantes nas corridas dos Modificados e Super Picanto.
A iniciativa faz parte das várias acções que têm vindo a ser desenvolvidas pela agremiação para assegurar a qualidade da organização e aumentar o nível competitivo dos dois campeonatos, os únicos de Moçambique, que estão a ser promovidos com sucesso pela colectividade, e das corridas internacionais programadas para a temporada 2026 no ATCM.
Uma das grandes inovações asseguradas para a próxima época desportiva nos Modificados e no Super Picanto é a integração das corridas do Silver CUP, Campeonato SA BackDraft, no calendário desportivo do ATCM, o que constitui um grande ganho para o país a nível desportivo, turístico e cultural.
A materialização para a realização de algumas corridas dos Campeonatos SA BackDraft e Silver CUP e Extreme Festival, em Maputo, no ATCM, na próxima época, foi feita aquando da realização com sucesso no passado dia 8 de Novembro da corrida internacional das 4 Horas de Maputo, marco histórico conseguido com sucesso pela direcção do ATCM, liderada por Rodrigo Rocha, 56 anos depois.

