O País – A verdade como notícia

ATCM investe na formação de oito cronometristas de corridas

O Automóvel Touring Club de Moçambique, ATCM, membro da FIA, tem estado a desenvolver acções de formação aos seus membros nas diversas vertentes, com destaque para cronometristas de corridas para provas internas, regionais e internacionais. Ao todo são oito formados por um instrutor sul-africano, que fim-de-semana foram formados para serem oficiais de Time-Keeping das corridas de velocidade.

Com vista a capacitar e aumentar o conhecimento profundo sobre o sistema de Cronometragem nas corridas, internas, regionais e internacionais de Automobilismo organizadas e promovidas pelo Automóvel e Touring Clube de Moçambique (ATCM) membro da FIA, o país conta com mais oito oficiais de Time-Keeping das corridas de velocidade recém formados.

A iniciativa é da direcção do ATCM, liderada por Rodrigo Rocha e está inserida no âmbito das actividades desportivas que estão a ser desenvolvidas com sucesso no Kartódromo e no Autódromo Internacional de Maputo em todas as modalidades de Automobilismo movimentadas pela agremiação.

A formação dos oito Time-Keeping moçambicanos das corridas de velocidade teve lugar no último fim-de-semana em Maputo, e contou com a participação dos antigos e novos cronometristas e colaboradores do ATCM.

Durante a formação de dois dias, os recém-formados tiveram aulas teóricas e práticas sobre o sistema de cronometragem internacional nas corridas de automobilismo, e o nível de entrega e interação, sobretudo nos aspectos  técnicos do funcionamento do sistema de cronometragem eletrônica internacional, que é utilizado nas corridas pelo ATCM, foi elogiado pelo instrutor sul-africano, Bemett Spiers.

O experiente formador do Time-Keeping das corridas de velocidade e endurance ficou muito satisfeito com o nível de trabalho que está a ser desenvolvido pelos departamentos do ATCM na componente desportiva no karting, drag racing e nas corridas de velocidade de circuito do SuperPicanto e Modificados Blutech Grupo M.

O conhecimento apresentado pelos participantes do curso sobre o sistema de cronometragem nas corridas de automobilismo, foi um dos aspectos que também marcou o instrutor sul-africano, que têm muita experiência nas corridas de velocidade de endurance, com registo nas competições de automobilismo em Kyalami, Zwartkops, na vizinha África do Sul.

No final do curso, os recém-formados do time-keeping foram aprovados e certificados para todas as corridas de velocidade e endurance.

Pilotos sul-africanos confirmados no festival internacional do ATCM

Começou a contagem regressiva para a realização da 1ª edição do Festival ATCM de corrida de velocidade que vai colocar frente a frente os pilotos nacionais e sul-africanos no Autódromo Internacional de Maputo.

O Festival ATCM 2025, é uma iniciativa da direcção em exercício que visa relançar os laços de amizade entre os dois países no desporto motorizado, em particular nas corridas de velocidade em circuito.

A participação regular dos talentosos pilotos nacionais, Faudo Sidique, Nico Banze, Sérgio Álvares, Marco da Cunha entre outros, em representação do país e do ATCM nas corridas de velocidade na vizinha África do Sul, está a atrair muitos pilotos da terra do rand para a corrida em referência.

Entretanto, em reconhecimento ao excelente trabalho que está a ser desenvolvido pela direcção do ATCM, departamento de velocidade liderado por Sérgio Álvares, e do director de corridas, Manuel da Silva (Manecas), na componente desportiva, os pilotos nacionais e sul-africanos prometem apresentar-se na máxima força na presente edição do Festival ATCM em referência.

Para o efeito, 16 pilotos sul-africanos já confirmaram a participação e já fizeram a inscrição no evento, e o número vai subir nos próximos dias em função da aderência que está a ter o Festival ATCM.

Em relação à participação de pilotos nacionais, a maior parte dos que fazem parte das corridas de velocidade do SuperPicanto, Modificados Blutech Grupo M, já fizeram a inscrição para o evento, e o grosso dos consagrados nas corridas de velocidade em circuito estão empenhados na preparação dos seus carros de competição, e prometem glorificar a bandeira de Moçambique na presente edição.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos