O País – A verdade como notícia

Ataque terrorista faz 34 mortos na Nigéria

Foto: Noticias ao Minuto

Pelo menos 34 pessoas perderam a vida em consequência de um ataque terrorista no noroeste da Nigéria. Segundo fontes locais, o ataque ocorreu neste domingo e um grupo de militares foi, igualmente, atacado pelos malfeitores.

“Homens não identificados atacaram a aldeia de Madamai, no distrito de Kaura, 34 residentes foram mortos no ataque e sete ficaram feridos”, confirmou o chefe da Segurança do Estado de Kaduna, Samuel Aruwan, citado pela imprensa internacional.

De acordo com a fonte, os soldados foram enviados para o local do ataque, onde ficaram sob fogo, antes de forçar os atacantes a recuar após uma intensa troca de tiros.

Para além das perdas de vidas humanas, algumas casas foram incendiadas pelos atacantes na periferia da aldeia, mas as tropas apagaram o fogo em três das casas e conseguiram resgatar seis residentes.

Em consequência da actuação das forças militares, dois suspeitos foram detidos e estão a ser interrogados.

O ataque de domingo na Nigéria é o mais recente de dezenas de ataques que têm aterrorizado a região há vários anos.

Bandos de criminosos, alguns com inspiração extremista religiosa, conhecidos localmente como ‘bandidos’, têm saqueado aldeias, roubado gado e raptadas pessoas, exigindo normalmente um resgate.

Só este ano, estes bandos atacaram escolas e universidades, tendo raptado mais de 1.400 estudantes, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que calcula que pelo menos um milhão de crianças na Nigéria não podem ir à escola no ano letivo que começa este mês, por causa da violência na sequência dos raptos que ocorreram nos últimos meses.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos