A Autoridade Tributária de Moçambique (AT) apreendeu, hoje, cinco camiões contendo frutas e vegetais e outra mercadoria por apurar. Trata-se de mercadoria subfaturada e não declarada as autoridades.
As Alfândegas fizeram diligências de modo a garantir a presença dos proprietários da mercadoria com vista a proceder-se a examinação física da mesma e apurar o tipo de produto e o valor exacto a pagar, mas foi sem sucesso, os proprietários exigem a presença dos funcionários que facilitaram o desembaraço da mercadoria na fronteira.
Devido a falta de entendimento entre as autoridades e os proprietários da mercadoria, as Alfândegas contactaram os representantes das associações de micro importadores, de modo a mediar o impasse.
No que concerne ao alegado envolvimento de funcionários na facilitação da saída da mercadoria, a AT diz que está em curso um trabalho interno para se apurar a veracidade dos factos, caso se confirme, serão responsabilizados em sede dos processos fiscal, disciplinar e criminal.