O País – A verdade como notícia

Armando Artur participa num encontro literário no Mali

Foto: O País

O autor de A Reinvenção do Ser e a dor da pedra foi convidado a fazer parte do  “Rentrée littéraire du Mali”, a realizar-se de 21 a 25 deste mês, na Cidade de Bamaco, no Mali.

Na edição deste ano, o evento vai decorrer sob o lema “Reconectando África por dentro” e deverá reunir criadores dos diferentes países e áreas linguísticas do continente, em particular, os vencedores dos prémios literários nacionais. “Através deste tema, os participantes vão debater sobre fronteiras, sua invenção, desconstrução, marcadas no espaço ou no imaginário. As línguas e a tradução, o movimento das pessoas, dos autores e seus livros, suas ideias, seus mundos ocuparão um espaço importante nos debates e troca de experiências”, afirmou Armando Artur.

Segundo lembra o poeta do “ser” e do “amor”, a questão da necessidade de “desconstruir” fronteiras, erguidas ou imaginadas, não é nova em África pós-colonial. Políticos, intelectuais, escritores, entre outros, em encontros similares têm vindo a debater esta problemática há já várias décadas. Logo, entende o poeta, eis o momento de passar das constatações e/ou lamentações à acção prática, que passa, por exemplo, pelas traduções, circulação do livro e dos seus autores,  dentro do continente africano. “E é justamente isto que vamos discutir. Penso que é um encontro que vai trazer soluções concretas para o início da tal almejada ‘descompartimentação’ do nosso continente”.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos