O País – A verdade como notícia

AR enaltece interesse dos britânicos no combate ao terrorismo no país

Foto: AR

O Presidente da Comissão de Defesa, Segurança e Ordem Pública (CDSOP) da Assembleia da República (AR), Raimundo Diomba, apreciou positivamente o interesse demonstrado pelos deputados da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico no combate ao terrorismo, mal que  se tem verificado em alguns distritos da província de Cabo Delgado.

Diomba falava, ontem, na sede do Parlamento moçambicano, após um encontro de trabalho que a CDSOP manteve com os parlamentares britânicos, no âmbito de um inquérito para examinar os esforços globais de combate ao terrorismo em andamento por parte do Reino Unido em Moçambique.

O inquérito examinará ainda acções tomadas pelo Reino Unido para gerir, conter e prevenir actos de terrorismo em andamento no exterior, com o objectivo de avaliar a política antiterrorista à luz da revisão integrada de 2021 e sua actuação em 2023.

O deputado Diomba destacou que o encontro foi frutífero, pois os parlamentares britânicos mostraram o interesse em continuar a cooperar com Moçambique na área de formação para o combate ao terrorismo, tendo acrescentado que “isto é positivo na medida em que, acabando com o terrorismo aqui, estamos a contribuir para que esse mal seja combatido em todo o mundo”.

Diomba disse ainda que os deputados britânicos estiveram muito interessados em perceber de que forma o país está a colaborar com as forças estrangeiras que actuam em Moçambique, mostrando como o terrorismo vai terminar para servir de exemplo amanhã para o mundo.

Por sua vez, a Alta Comissária do Reino Unido em Moçambique, Helen Lewis, enalteceu os esforços do país no combate ao terrorismo que assola alguns distritos da província de Cabo Delgado e disse que o seu país vai continuar a apoiar o treinamento e a formação das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique.

A diplomata fez este pronunciamento momento depois do encontro de trabalho, na sede do Parlamento moçambicano, entre a Comissão de Defesa, Segurança e Ordem Pública da Assembleia da República e a de Relações Exteriores da Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico que se encontra em Maputo, desde o dia 11 de Julho corrente para uma visita de trabalho de três dias.

“Sendo esta a primeira visita do género a Moçambique entendemos que é um bom momento para reforçar as relações entre os parlamentos Britânico e de Moçambique”, disse a diplomata, sublinhando que o encontro serviu, igualmente, para o reforço das relações de cooperação existentes entre os dois países e povos.

Segundo afirma, a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico está a fazer uma investigação sobre a política externa do Reino Unido contra o terrorismo e “Moçambique é um bom exemplo em termos de luta contra o terrorismo, é por isso que esta comissão está aqui no Parlamento para falar com os deputados da Comissão de Defesa, Segurança e Ordem Pública e outros membros do Parlamento moçambicano sobre os progressos no norte do país”.

Para a Alta Comissária Britânica em Moçambique, este grupo de parlamentares vai estudar as melhores formas de como podem reforçar os mecanismos de cooperação para apoiar o trabalho das forças armadas e a ajuda humanitária, bem como outras formas de desenvolvimento para apoiar os jovens com empregos dignos, para além de subsídios para criança, em particular na província de Cabo Delgado, entendendo que esta é a melhor maneira de apoiar as mulheres e crianças naquela província.

Antes do encontro de trabalho com a Comissão Parlamentar de Defesa, Segurança e Ordem Pública, os parlamentares britânicos foram recebidos, em audiência de cortesia, pelo 1º Vice-Presidente da Assembleia da República, Hélder Ernesto Injojo em representação da Presidente da Assembleia da República, Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos