O País – A verdade como notícia

Anabela Cossa distinguida pelo D’Agosto de Angola

Foto: Jornal de Angola

A internacional basquetebolista moçambicana foi distinguida, domingo, pelo 1.º de Agosto com o troféu “Gloriosos Vips do Prii” por ter sido a melhor unidade das “agostinas” na final da Taça de Angola vencida pelo Inter que se reforçou com as também moçambicanas Tamara Seda e Ingvild “Inga” Mucauro.

O essencial, ou melhor, o objectivo de Anabela Cossa e Odélia Mafanela era o colectivo com a conquista da Taça de Angola, feito que não foi alcançado após derrota com o rival Inter, por 57-52. Mas, a título individual, Anabela Cossa acabou por ser reconhecida pelo D’Agosto pela sua actuação na final na qual contribuiu com 13 pontos, três ressaltos defensivos, duas assistências e igual número de roubos de bola em 38:28 minutos na quadra.

De resto, a extremo-base moçambicana foi a que mais minutos contabilizou nas “agostinas”, seguida, por sinal, da sua compatriota Odélia “Mafa” Mafanela que somou 31:44 minutos na quadra.

Cossa concretizou 4 em 6 lançamentos de campo, perfazendo uma média de 66, 7% de aproveitamento, 3 em 5 tiros exteriores (média de 60% de aproveitamento). A internacional basquetebolista moçambicana teve um registo de 100% de aproveitamento na linha de lances livres com 2 em 2, para além de quatro “turnovers”.

Odélia Mafanela, outro activo do Ferroviário de Maputo que reforçou o D’Agosto, esteve também em grande plano ao contabilizar 13 pontos, quatro ressaltos dos quais um ofensivo e três defensivos, sete assistências e dois roubos de bola.

“Mafa” concretizou 5 em 6 lançamentos de campo (83, 3% de aproveitamento) e 3 em 4 lançamentos livres (75%).

Recorde-se que as duas internacionais basquetebolistas moçambicanas, contratualmente ligadas ao Ferroviário de Maputo, estão em Angola num contrato de curta duração, ou seja, de 28 de Maio a 5 de Julho, período que vai decorrer a Liga Azule, campeonato nacional sénior feminino de basquetebol daquele país.

Mafanela e Cossa estão na lista de atletas pré-convocadas para a selecção nacional de basquetebol sénior feminino que vai disputar a 28ª edição do “Afrobasket”, prova a realizar-se em Kigali, no Ruanda.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos