O País – A verdade como notícia

Agência Metropolitana de Transporte promete pagar compensações em Outubro

Foto: O País

A Agência Metropolitana de Transporte de Maputo garante ter recebido 1750 listas de transportadores que eram informais, mas já legalizaram a sua situação, tornando-se elegíveis a receber a compensação do Governo para minimizar o impacto dos custos dos combustíveis.

Muito se disse sobre as compensações a serem pagas aos transportadores. Houve até ameaças de agravamento da tarifa por parte dos donos dos operadores de transporte. Mas o Governo sempre disse que só receberia a compensação o transportador que estivesse devidamente licenciado, como fez questão de enfatizar o presidente do Conselho de Administração da Agência Metropolitana de Transportes de Maputo, António Matos.

“Em termos gerais, posso dizer que são cerca de 1750 transportadores semi-colectivos de diferentes capacidades. Não estamos apenas a olhar para aqueles de 15 lugares, mas também os de 23, 32 e 50 lugares que operam na nossa área metropolitana do Grande Maputo. Além disso, há outros que ainda estão a reunir a documentação em torno de todo esse processo”, disse António Matos.

A Agência Metropolitana de Transporte de Maputo diz que os transportadores vão receber as compensações em Outubro, incluindo as dos meses em atraso, segundo avançou a fonte.

“Nós vamos pagar conforme aquilo que prometemos. O dinheiro sempre existiu; o que é preciso é nós termos muito cuidado porque estamos a falar de dinheiro público e é preciso verificar dados, é preciso prestar contas. Então, temos que cruzar listas. São esses dados que estamos a fazer neste momento. Passado todo esse tempo, estamos em melhores condições”, garantiu o PCA da AMT.

Quanto ao sistema de bilhética electrónica, continua a não ser abrangente e a não funcionar eficazmente. Aliás, muitos carros de pequeno porte, de 15, 32 e 50 lugares, operados por privados, ainda não têm nenhum sistema de cobrança electrónica que é a condição para a implementação do subsídio ao passageiro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos