O País – A verdade como notícia

Alunos da “Franciscana” podem estar a sofrer de histeria colectiva

Foto: O País

Persistem as manifestações causadas por supostos espíritos nos alunos da Escola Secundária Franciscana em Marracuene. Entretanto, os especialistas dizem tratar-se de histeria colectiva e as alunas não padecem de nenhuma doença.

As alunas continuam a ter manifestações no recinto da Escola Secundária Franciscana. As autoridades a nível do distrito de Marracuene já tomaram conhecimento do caso e levaram os alunos para uma unidade sanitária para exames médicos e já há resultados preliminares das investigações em curso. Uma das constatações é que há histeria colectiva, como avança o médico e a psicóloga clínica que estão à frente do caso.

“A medicina pode explicar aquele tipo de fenómeno, mas o que pudemos constatar ontem parecia ser mais um quadro de histeria colectiva”, explicou o médico Ryyan Bhikaque.

Por seu turno, Ester Bispo, psicóloga clínica, avança que é preciso identificar a causa da histeria colectiva. “Bom, primeiro, temos que encontrar as causas desse comportamento.”

Élio Mudendere, psicólogo, diz que, depois de se constatar que é histeria colectiva, é preciso encontrar solução “através de actuação espiritual como a reza, mas também através da actuação psicológica ou mesmo através da intervenção da medicina tradicional em alguns casos, é possível controlar, porque essas alterações são periódicas, não levam muito tempo e sempre passam”.

Entretanto, o sector da Educação em Marracuene diz que as alunas entram em crises emocionais, porque não querem fazer provas e exames referentes ao fim do primeiro trimestre. Justino Cuna, director do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia, diz que há casos de alunas que se manifestam e, quando são presentes ao médico, recuperam-se voluntariamente antes de manter contacto com o clínico.

“Como sector de Educação, temos consciência de que aquelas alunas nunca perderam avaliações, portanto há manifestações, mas no mesmo dia elas mesmas já estão a requerer para realizar a prova, quando estão recompostas, voltam a fazer a avaliação”, referiu.

Histeria colectiva, também conhecida por histeria em massa, é o fenómeno sociopsicológico definido pela manifestação dos mesmos sintomas por mais de uma pessoa.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos