O País – A verdade como notícia

Alfons e Reinildo vão ao CAN da Costa do Marfim

Fotos: Olho Clínico

O seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, anunciou a lista dos 23 jogadores que vão representar o país na fase final do CAN-2023 da Costa do Marfim. Alfons Amade e Reinildo Mandava são as grandes novidades dos chamados de Conde que iniciam a segunda fase do estágio de preparação a 28 de Dezembro, na vizinha África do Sul

Ao todo são três guarda-redes, oito defesas, seis médios e igual número de avançados, que fazem parte da convocatória final dos que vão representar os Mambas na fase final do CAN da Costa do Marfim.

Ernan, Fazito e Ivan são os homens escolhidos para defenderem a baliza dos Mambas, Infren, Macandza, Mexer, Malembane, Bruno Langa, Edmilson, Nené e Reinildo são os defesas.

Ao nível do campo, os escolhidos são Amadou, Shaquile, Guima, Alfons, Domingues e João Bonde.

Para a frente do ataque, Chiquinho Conde escolheu Witi, Geraldo, Geny Catamo, Ratifo, Lau King e Clésio.

De fora ficam jogadores como Jonathan Muiomo, que marcou em Botswana na qualificação ao Mundial, Telinho, que Chiquinho Conde lamentou a sua ausência, Kambala, Faisal Bangalô, por lesão, entre outros que têm sido habituais nos Mambas.

O seleccionador nacional justifica a escolha dos 23 jogadores nos seguintes termos: “Filtramos e avaliamos dentro daquilo que são os interesses da selecção nacional e escolhemos dois jogadores para cada posição, excepto os guarda-redes que são três”, disse Conde.

Por outro lado, de acordo com Conde, “temos uma base de dados e filtramos com base na observação da performance de cada jogador na sua equipa e o seu comportamento na selecção nacional, não só aspectos técnico-tácticos, mas a sua forma de estar na selecção nacional”, disse, acrescentando que foi difícil fazer as escolhas e que “infelizmente, há jogadores que se lesionaram e outros, casos de Telinho, que me custa deixá-lo de fora por tudo que ele faz na selecção”.

O seleccionador realçou que era preciso convocar os que têm ritmo competitivo para fazerem face a uma prova curta como o CAN.

Ademais, justificou a escolha de alguns jogadores, casos de Alfons, que diz ser “um jogador que temos acompanhado já há bastante tempo; é um jogador que vai dar seu contributo e é versátil e astuto e espero que se integre facilmente neste grupo de trabalho. Sei que está motivado e espero que venha ser uma mais-valia para a zona central. Estou convencido de que vai encaixar-se perfeitamente”.

Sobre a escolha de Reinildo Mandava, Conde diz que, além de ser um jogador versátil e que pode jogar em várias posições, também foi chamado pela sua resiliência e comprometimento com a selecção nacional.

Assim, os Mambas partem no dia 28 de Dezembro para África do Sul para estágio, numa primeira fase com os que actuam internamente, devendo os restantes chegarem a posterior, sendo que o último grupo só se junta a 02 de Janeiro,  nomeadamente Geny Catamo, Guima, Bruno Langa e Witi. Está previsto o jogo contra Lesotho a 06 de Janeiro e mais dois antes do início do CAN.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos