A equipa sénior masculina de basquetebol do Ferroviário da Beira defronta, amanhã, às 16h30, o Matero Magic da Zâmbia, em desafio inserido na 1ª jornada do grupo “F” da divisão Este de acesso à Liga Africana de Basquetebol (BAL).
Amanhã é dia “D” para o Ferroviário da Beira, conjunto que arranca a sua marcha rumo à elite 12 (fase final) da edição 3 da concorrida e desejada Liga Africana de Basquetebol (BAL). Ainda na ressaca da conquista da desnivelada Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal, sem nenhuma derrota, os campeões nacionais entram para a quadra do Ellis Park Arena focados na vitória.
No primeiro teste, hoje, às 16h30, os orientados por Luiz Lopez Hernandez batem-se com o Matero Magic do Zâmbia, um adversário o qual venceram no ano passado por 81-51 na primeira ronda de qualificação para a Liga Africana de Basquetebol (BAL).
Os 30 pontos de diferença (com parciais de 26-10, 21-17, 21-7 e 20-8) espelham a superioridade dos “locomotivas” do Ferroviário da Beira como também elevam as expectativas para o duelo de hoje.
Cumprir (vencer, neste caso) frente a adversários teoricamente acessíveis é sempre recomendável, até para poder cimentar rotinas de jogo e fazer a rotação da equipa
Depois de medir forças com o Mateiro Magic da Zâmbia, o Ferroviário da Beira voltará a entrar em cena no grupo “F” da divisão Este de acesso à Liga Africana de Basquetebol na quarta-feira. Os “locomotivas” do Chiveve terão pela frente, no Ellis Park Arena, aquele que é considerado como o adversário mais forte do grupo: City Oilers do Uganda.
Com alguma rodagem, os ugandeses bateram na primeira ronda de acesso a BAL o Matero Magic (90-54) e ABC (71-63), caindo depois aos pés do Urunami do Burundi (64-58).
Já na quinta-feira, em jogo a contar para a 3ª jornada do grupo “F” da divisão Este, o Ferroviário da Beira defronta, às 11h30, o Club Omnisport de La Police Nationale (COSPN) do Madagáscar.
Os dados indicam que o COSPN esteve envolvido, em Outubro passado, na primeira ronda das eliminatórias de acesso à Liga Africana de Basquetebol (BAL) realizadas no Benin.
Feitas as contas, o Club Omnisport de La Police Nationale teve um saldo de duas vitórias diante do KPA do Quénia (66-60) e Djabal Club (110-58).