Passam hoje, seis meses após o incêndio que devastou a Catedral de Notre-Dame de Paris. As doações prometidas para a reconstrução da catedral aumentaram para 922 milhões de euros, anunciou nesta terça-feira o ministro da Cultura da França, citado pela Sic Notícias.
A Catedral de Notre-Dame de Paris foi atingida por um incêndio a 15 de Abril de 2019. O incêndio afectou o telhado do edifício e causou danos consideráveis.
"104 milhões de euros já foram entregues pelos doadores. É muito cedo para dizer se esta quantidade de doações será suficiente. O Estado assumirá as suas responsabilidades, não deixaremos o plano de Notre-Dame", declarou o ministro Franck Riester, numa conferência de imprensa em Paris.
O ministro da Cultura referiu que o andaime torcido e derretido no topo da catedral de Notre-Dame será removido “nas próximas semanas” para permitir o início dos trabalhos.
Franck Riester disse que o trabalho de restauro levaria mais alguns meses, juntamente com o trabalho paralelo para avaliar a solidez do edifício.
Riester negou que o Governo francês tenha demorado a reconhecer os potenciais efeitos nocivos do chumbo que derreteu do telhado da catedral.
O ministro esclareceu que as autoridades de saúde estão a recolher amostras regularmente em áreas ao redor de Notre-Dame para verificar se há chumbo.