O País – A verdade como notícia

Xi Jinping quer unificação de China e Taiwan para revitalizar o país

O presidente chinês defende a reunificação da China com Taiwan para a revitalização da China. Xi Jinping diz que a reunificação do país com Taiwan é uma aspiração comum da nação chinesa e apelou à defesa do princípio de uma só China

O Presidente reeleito, na última sexta-feira, para um terceiro mandato na China, apelou, esta segunda-feira, à defesa do “princípio de uma só China” e “adesão ao ‘Consenso de 1992′”, no qual Taipé e Pequim reconhecem que existe apenas uma única China.

Xi Jinping afirmou que a reunificação do país com Taiwan é uma aspiração comum da China e que traria uma revitalização à China.

O líder chines apontou ainda a necessidade de promover o desenvolvimento pacífico das relações no estreito de Taiwan, apesar de terem sido beliscadas ano passado, com a visita da presidente da Câmara dos Representantes norte-americanos, Nancy Pelosi, a Taipé.

No seu discurso de tomada de posse, Xi Jinping alertou, ainda, sobre a necessidade de reforçar a segurança da China. Para que tal aconteça, o líder sugeriu a modernização da defesa e das forças armadas

A ilha de Taiwan tem sido governada de forma autónoma sob o nome oficial da República da China desde 1949, quando os nacionalistas do KMT se refugiaram após perderem a guerra civil contra os comunistas, com Pequim a reivindicar soberania sobre o território.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos