Pelo menos 15 mil famílias enfrentam crise de água na cidade de Xai-Xai, na província de Gaza. Entretanto, a Águas da Região Sul diz que a solução definitiva do problema só será em Janeiro próximo.
O Jornal “O País” reportou, na segunda-feira, os contornos da crise de água em Patrice Lumumba e Inhamissa, em Xai-Xai, mostrando que são, ao todo, 15 mil clientes da área operacional de Xai-Xai afectados.
O Director da área operacional de Xai-Xai revelou, esta quinta-feira, que um dano de vulto registado em Abril, no subsistema de Patrice Lumumba, afectou a capacidade diária de abastecimento, passando das anteriores 18 horas, para menos oito horas por dia.
Enquanto não se consegue dinheiro para se normalizar a situação, Rodolfo Daniel avançou que correm trabalhos no terreno, para operacionalizar o sistema de Inhamissa, uma medida que vai melhorar a situação das restrições nos bairros do Patrice Lumumba, Praia de Xai-Xai e Inhamissa.
“O País” sabe que pelo menos dois mil clientes continuarão a enfrentar restrições, no maior posto administrativo de Xai-Xai, Patrice Lumumba.