O País – A verdade como notícia

Agora é a nossa vez na praia!

Foto: O País

O Presidente da República, Filipe Nyusi, dirige, amanhã, em Vilankulo, a cerimónia de abertura do Campeonato Africano de Futebol de Praia, prova que se vai prolongar até ao próximo dia 28 de Outubro. Vilankulo será, por assim dizer, a capital africana do futebol de praia.

Holofotes virados para a turística, paisagística e acolhedora cidade de Vilankulo. Pudera: durante oito dias, sete nações africanas irão convergir naquele ponto da província de Inhambane para, numa verdadeira festa nas areias, encherem os olhos dos amantes de futebol de praia. Não só! Todos aqueles que irão embarcar na tamanha ousadia do país de sediar o evento de futebol de praia do continente africano: Campeonato Africano.

Evento de grande dimensão, presença honrosa do Presidente da República, Filipe Nyusi, que vai “abrir” o evento. O mosaico cultural do país será exaltado na cerimónia de abertura, através de uma coreografia na qual perto de 100 crianças irão desfilar, nas areias da Arena de Vilankulo, números de dança tradicional.

“É uma coreografia na qual queremos mostrar e valorizar as nossas raízes. Vamos mostrar a dança e a nossa cultura para os países que estão cá. Queremos, acima de tudo, transmitir uma mensagem de boas-vindas à terra da boa gente”, precisou Pérola Jaime quando instada a falar sobre a temática da coreografia por si montada.

A música, que enche a alma, é um dos condimentos para abrilhantar a dimensionada e multicolor cerimónia de abertura com a apresentação das notas e sensações para alegrar os ilustres visitantes.

O que vale, ou melhor, irá valer na Arena de Vilankulo é a sensação e o sentimento inexplicável que a música habitualmente traz, e que nos leva para um lugar desconhecido por uma estrada chamada alma, já dizia Pedro Hebriquieve.

Além destes elementos, haverá o desfile das delegações de Moçambique (país anfitrião), Senegal (campeão em título), Egipto, Marrocos, Malawi, Madagáscar e Uganda. Os discursos de praxe fazem parte também do programa alinhado pelo Comité Organizador do Campeonato Africano de Futebol de Praia.

Segue-se o pontapé de saída que antecede ao jogo de abertura entre Moçambique e Malawi, às 15h00. A bola oficial da competição, lançada pela CAF, será a umbro.

Hoje, durante a visita efectuada à Arena de Vilankulo, o secretário de Estado de Desporto, Carlos Gilberto Mendes, disse que tudo está “ok” para o arranque da competição. “Acima de tudo, queremos mostrar que somos um país experiente na organização de eventos internacionais. Quando se presumiu que não poderíamos receber o campeonato, sempre mostramos tranquilidade necessária para perceber que estava tudo a acontecer. É normal, em eventos desta envergadura, surgirem problemas dos ‘timings’ na libertação dos fundos”, disse Gilberto Mendes.

 

MOÇAMBIQUE VS MALAWI A ABRIR…

Inaugurada a Arena de Vilankulo e dado o pontapé de saída, Moçambique e Malawi protagonizam, às 15h30, o jogo de abertura do Campeonato Africano de Futebol de Praia.

É um duelo em que os “guerreiros da praia”, vice-campeões africanos, pretendem vencer e entrar com o pé direito nesta competição. Aliás, vencer seria um factor motivacional para o conjunto orientado por Abneiro Ussaca, que pisca o olho à conquista do “Africano”, depois da prestação menos conseguida no Torneio Cosafa, prova na qual falhou a revalidação do título.

Moçambique, até pela estrutura que apresenta, tem mais argumentos para sair vitorioso no embate de estreia na competição.

Esta será a primeira vez, na sua história, que Malawi disputará no Campeonato Africano de Futebol de Praia. Para se qualificarem para esta competição, a primeira em território nacional, os malawianos venceram a Tanzânia em casa, por 3-2. Depois, no duelo da segunda mão, perderam por 6-5 em casa do seu adversário.

“Estamos preparados para o arranque da competição. Vamos fazer de tudo para sairmos vitoriosos no jogo de abertura. Os jogadores estão motivados”, disse Ussaca.

Depois de defrontar o Malawi, a selecção nacional de futebol de praia irá medir forças com Marrocos, em desafio da 2ª jornada do grupo “A” agendado para domingo, às 15h30.

O grupo “B” entra em cena no sábado, quando o Senegal, campeão em título, medir forças às 14h00 com o Uganda. Uma hora depois, Madagáscar e Egipto medem forças noutra partida do grupo “B”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos