O País – A verdade como notícia

África do Sul prepara  a primeira cúpula do G20 em África

Com apenas 100 dias restantes antes da Cúpula dos Líderes do G20, em Johanesburgo, a primeira em solo africano, os preparativos da África do Sul estão a todo vapor.

Segundo o noticiário African News, a presidência sul-africana do G20 está a aproximar-se do seu “momento mais alto”, com 87 das 132 reuniões do G20, tanto na área Sherpa quanto na área Financeira, já realizadas. As reuniões ministeriais restantes, em Setembro, vão definir o tom da Declaração dos Líderes de Joanesburgo, baseada em “Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade”. Essa estrutura, pautada pela agenda, visa ajudar a definir o foco económico global para a cúpula.

As principais questões em pauta incluem a desigualdade global e o peso da dívida soberana. Para lidar com isso, o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, lançou uma força-tarefa do G20, presidida pelo economista vencedor do Prêmio Nobel Joseph Stiglitz, para examinar as disparidades de riqueza e propor soluções viáveis.

Uma grande questão que marca a contagem regressiva é se o presidente dos EUA, Donald Trump, comparecerá. Trump expressou forte desaprovação às políticas sul-africanas, em particular a reforma agrária, e sinalizou que poderá enviar um representante em seu lugar.

Apesar disso, o Ministro das Relações Exteriores, Ronald Lamola, reiterou que o convite da África do Sul permanece. “Continuaremos com a Cúpula dos Líderes do G20 com ou sem o presidente Trump. É uma situação imprevisível”,cita o African News.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos