A África do Sul está a avaliar mudar o local da cimeira dos BRICS para Moçambique ou China, devido ao mandado emitido pelo Tribunal Penal Internacional para a detenção de Vladimir Putin.
A cimeira está marcada para decorrer entre os dias 22 e 24 de Agosto e inicialmente estava previsto que fosse realizada em Gauteng, na África do Sul. Contudo, o local pode ser alterado, tudo para que Vladimir Putin não seja detido.
Assim sendo, o Governo sul-africano já terá pedido ajuda a Moçambique e à China para uma eventual mudança de local, de acordo com a imprensa internacional.
Moçambique e China não assinaram o Estatuto de Roma, pelo que não têm de cumprir mandado de detenção do Presidente da Rússia.
O Presidente da Rússia tem um mandado de prisão internacional após invasão à Ucrânia e tal pode ser executado na África do Sul, apesar da imunidade garantida pelo governo sul-africano.
A informação foi avançada a margem de uma reunião de dois dias na Cidade do Cabo com os representantes do grupo de países de economias emergentes, formado pela África do Sul, Brasil, Rússia, Índia e China.