O País – A verdade como notícia

Afinal Maxaquene tem razão e vai disputar a poule

Foto: O País

O Maxaquene vai disputar a poule de apuramento para o Moçambola 2025. O Órgão de Apelo da Comissão de Licenciamento de Clubes julgou procedente o recurso apresentado pelo clube em relação à decisão do Órgão de Primeira Instância, que não havia atribuído a licença que permitia que os “tricolores” disputassem a prova.

A novela não precisou de ter muitos capítulos e muitos dias para se assistir. Bastaram apenas três episódios e menos de uma semana para tudo ficar esclarecido e ser devolvida a legalidade que tinha sido negada ao Maxaquene.

Dois dias depois de a direcção do Maxaquene ter chamado a imprensa para apresentar o seu posicionamento em relação à decisão da Comissão de Licenciamento de Clubes da Federação Moçambicana de Futebol de não atribuir a licença ao clube, esta quinta-feira, surgiram novos desenvolvimentos e podem ser definitivos.

É que o Clube dos Desportos de Maxaquene tinha interposto recurso, na segunda-feira, dia do sorteio da Poule de Apuramento para o Moçambola 2025, junto do Órgão de Apelo, a contestar a não atribuição da licença, alegadamente porque estava com “dívidas avultadas” de pagamento de salários aos jogadores, equipa técnica, staff e funcionários do Departamento de Futebol.

Não estando satisfeito com a decisão, o clube liderado por Abreu Muianga interpôs um recurso ao Órgão de Apelo, em que apresentava argumentos e contra-argumentos sobre o licenciamento, em que assumia que seguiu todos os requisitos.

Esta quinta-feira, o Órgão de Apelo anunciou, através de um documento, que julgou procedente o recurso dos “tricolores”. No referido documento, sobre a decisão, no ponto único, lê-se: “Revogar a decisão do OPI com o fundamento de que, não obstante a existência de dívida, o Clube de Desportos da Maxaquene possui um acordo com os credores pelo que, ao abrigo do disposto no anexo I ponto 5 do Regulamento de Licenciamento de Clubes da FMF, não é de se aplicar a sançaõ de recusa de concessão de licença”.

Nesse sentido, o Maxaquene vai poder disputar a Poule de Apuramento para o Moçambola 2025, pela zona Sul, entrando para a vaga da quarta equipa da série B do sorteio, que não tinha sido sorteada.

Segundo uma fonte da FMF, o Maxaquene vai ocupar a posição 2 da série B, não havendo, por isso, a necessidade de fazer outro sorteio. Os “tricolores” vão lutar para regressarem à maior prova futebolística moçambicana.

O arranque da fase qualificativa para a maior prova futebolística nacional está agendado para este sábado, nas três zonas do país, sendo que o comunicado oficial que marca o jogo do Maxaquene, diante do Ferroviário de Inhambane, ainda não foi divulgado, não se sabendo se vai disputar a primeira jornada este fim-de-semana.

Eis o calendário de jogos da primeira jornada da poule:

ZONA SUL
Série A
Sáb. 28.09.24 Estrela Vermelha de Maputo vs Temusa Costa do Sol de Massinga
Sáb. 28.09.24 Desportivo de Matola vs Clube de Gaza

Série B
Dom. 20.09.24 Águias Especiais de Gaza vs Incomáti de Xinavane

ZONA CENTRO
Serie A
Sáb. 28.09.24 Matchedje de Chimoio vs Liga Desportiva da Beira
Dom. 29.09.24 Ferroviário de Moatize vs Matchedje de Mocuba

Serie B
Dom 29.09.24 Só Protecção de Quelimane vs Chingale de Tete
Dom 29.09.24 Futebol Clube da Beira vs Trans SK Company Chimoio

ZONA NORTE
Serie A
Dom 29.09.24 Águias Especiais de Lichinga vs Assoc. Desportiva de Pemba
Ferroviário de Nacala fica de fora

Serie B
Dom 29.09.24 Desportivo de Pemba vs Univ. Pedagógica de Lichinga
Sporting de Nampula fica de fora

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos