Um morto e 24 pessoas feridas é balanço de um acidente de viação, envolvendo um autocarro que partiu de Maputo com destino à província de Tete. O sinistro ocorreu no distrito de Vandúzi, em Manica.
Segundo as vítimas, o sinistro ocorreu na zona de Chitundo, não conseguiu fazer a subida, tendo recuado e capotado no rio Russukua. As vítimas dizem que o autocarro começou a apresentar avarias em Massinga, província de Inhambane. “O carro teve a primeira avaria no Massinga e ficamos quatro horas”, disse Noémia Ayu.
Hélio Manjate, outro passageiro, avançou que tudo começou quando “a Polícia de Trânsito mandou parar o autocarro e este não conseguiu parar porque vinha com problemas nos travões. Ao subir, perdeu os travões e foi abaixo. Na tentativa de se pôr o carro a funcionar, começou a fazer retaguarda”
O Hospital distrital de Vandúzi disse que uma criança morreu no sinistro e houve feridos graves que foram transferidos para hospital provincial de Chimoio.
“Todos foram transferidos para o Hospital Provincial. Houve um óbito, uma criança de mais ou menos oito meses. Os que estavam graves foram transferidos para o Hospital Provincial e os moderados também”.
Os feridos graves, que estão a ser assistidos no Hospital Provincial de Chimoio, estão em estado crítico, segundo avançou uma fonte desta unidade sanitária