Nem mesmo a razia que tem sofrido ciclicamente nos últimos sete anos, com a saída das suas joias para os clubes mais musculados e “”endinheirados” do país, trava a austúcia e irreverência da equipa sénior masculino de basquetebol d’A Politécnica.
Nem mesmo a presença dos irmãos Amarildo e Augusto Matos, que se juntaram à Anderson Macamo no Sporting de Quelimane, foi suficiente para travar os “politécnicos” na 2.ª jornada da fase de apuramento da zona norte para a Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal.
Em pleno pavilhão do Ferroviário de Nampula, a A Politécnica derrotou, quarta-feira, o Sporting de Quelimane (84-42), uma diferença de 42 pontos que espelha a clarividência dos orientados por José “Matilo” Macuácua.
Incapaz e sem presença ofensiva para fazer face aos “politécnicos”, o Sporting de Quelimane de Dilar Dessai somente contabilizou 13 pontos nos dois primeiros quartos.
Quem continua sem saber lidar com a derrota é o Costa do Sol que, diante do anfitrião Sporting de Nampula, resolveu o jogo com um resultado de 70-42. Os “canarinhos” saíram ao intervalo a vencer por vinte pontos: 33-13.
Com esta vitória, o Costa do Sol reforçou a condição de líder da prova com 4 pontos, os mesmos que o C.D.M. Beira, mas com melhor cesto-average.
O C.D.M Beira não teve dificuldades para levar de vencida a New Vision de Nampula por 90-46, com o marcador a indicar 51-23 ao intervalo.
Esta quinta-feira, realiza-se a 3.ª jornada com os seguintes embates: New Vision Nampula vs A Politécnica (14h00), Sporting de Quelimane vs Costa do Sol (16h00) e Ferroviário de Nampula vs C.D.M da Beira (18h00).
O vencedor da 14.ª edição da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal irá representar Moçambique na fase de qualificação ao Basketball Africa League, BAL 2024.