Durante a abertura do MOZEFO Young Leaders, o PCA do Grupo Soico, Daniel David, sublinhou a importância dos jovens para o desenvolvimento do país. Para David, nada se pode fazer num país, sem se falar da juventude, daí ter sido concebido o MOZEFO Young Leaders, por se considerar que a juventude é o garante do amanhã.
O PCA do Grupo Soico sustenta ser fundamental apostar-se na capacitação dos jovens.
Alberto Nkutumula, ministro da Juventude e Desportos, partilha da mesma opinião. Para o governante, é crucial que se capacite os jovens. “Queremos uma juventude preaparada para assumer os destinos do país, combater a corrupção, pobreza, doenças…por isso temos que produzir líderes”, referiu.
Ondina da Barca, especialista de Programas da ONU, também vai de encontro às opiniões de Daniel David e Alberto Nkutumula. Da Barca considera que os jovens são a força motriz para o desenvolvimento do país, contudo, acrescenta que uma vez capacitados, os jovens devem multiplicar os seus conhecimentos. Aliás, esta posição foi igualmente defendida pelo ministro da Juventude e Desportos, quem referiu que nos centros de formação do pelouro que dirige, cada jovem formado tem a missão de formar mais 15.
Da Barca acrescenta, por outro lado, que a qualidade de um bom líder é saber passar o testemunho. O líder deve saber identificar quando sua liderança já tiver alcançado os objectivos para os quais foi desenvolvolvida, e ter a capacidade de dar espaço a outros jovens.
Em relação às expectativas, os três oradores esperam que através dos debates do MOZEFO Young Leaders, os jovens possam trilhar caminhos que ajudem o país a desenvolver.