O País – A verdade como notícia

Moçambique e EUA fecharam acordo do Compacto II no âmbito do MCC

Os Governos de Moçambique e dos Estados Unidos da América (EUA), fecharam, esta segunda-feira, em Maputo, através da agência Millennium Challenge Corporation (MCC), um conjunto de compromissos referentes ao projecto e objectivos do Compacto II para Moçambique, cujo Acordo de Financiamento se prevê que seja assinado ainda este ano.

Os compromissos assumidos pelo Governo moçambicano e o dos Estados Unidos da América abrangem as áreas de promoção do investimento na agricultura comercial, conectividade, transporte rural, mudanças climáticas e desenvolvimento costeiro. O Compacto II do MCC decorrerá em todo o país, com enfoque na província da Zambézia.

Os acordos firmados visam ainda dar mais enfoque a reformas políticas e institucionais previstas para o sector de estradas, no quadro do que Moçambique se compromete a incrementar os fundos disponíveis para a manutenção das rodovias em 50%.

De acordo com Ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, “a assinatura deste Aide Memoire sinaliza, de forma inequívoca, o cometimento, tanto do Governo de Moçambique como do Governo dos EUA, através da MCC, com o desenvolvimento de um Compacto II para Moçambique que seja robusto e inovador”.

“Acreditamos que, a breve trecho, os projectos que constituirão o Compacto II serão concluídos pelas equipas técnicas, com o que estarão criadas as condições para que o Acordo de Financiamento do mesmo possa ser rubricado o mais rápido possível”, acrescentou Max Tonela.

Por seu turno, o vice-presidente-executivo do MCC, Mahmoud Bah, disse que “a MCC está orgulhosa de, uma vez mais, estabelecer parceria com Moçambique, com o fito de apoiar o crescimento económico inclusivo para os cidadãos deste país”.

Os dirigentes falavam esta segunda-feira, no âmbito de uma visita de seis dias do vice-presidente-executivo do MCC. Da parte de Moçambique, faz também parte da comitiva o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, e outros dirigentes.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos