O País – A verdade como notícia

“Questões partidárias à parte, vamos lutar juntos pela paz”, defende Chissano

O antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, defendeu, hoje, que o país deve deixar questões partidárias à parte e unir-se para a preservação da paz. Chissano reconhece ainda que foi a luta de Eduardo Mondlane que fez Moçambique uma nação.

Joaquim Chissano foi o único antigo Presidente da República que esteve na Praça dos Heróis Moçambicanos. O antigo governante destacou a liderança de Eduardo Mondlane para a conquista da independência do país.

“Tive o privilégio de atravessar boa parte das etapas da criação desta nação. Tive, também, a oportunidade de testemunhar o que o país era, e posso dizer que, no princípio, não éramos realmente uma nação. Foi graças a essa luta liderada por Eduardo Mondlane, que nos fez uma nação, que nos deu uma identidade”, destacou.

Chissano reconheceu que a presença de Moçambique no Conselho de Segurança das Nações Unidas significa que o país está a crescer, mas defendeu união de todos para a paz no país.

“Fui ministro dos Negócios Estrangeiros por 11 anos e, durante esse tempo, hesitava concorrer para essas posições e fui por 18 anos Presidente da República, também hesitava porque pensava que não estávamos prontos para assumir esse desafio. Mas, hoje, vejo que temos cabeças capazes de levar o nome de Moçambique para muito longe. Acredito que o país pode contribuir para a paz no mundo, porque, no Conselho de Segurança, não pensamos em apenas nós, como também nos outros”, referiu Chissano, para, em seguida, apontar os desafios actuais.

“O principal desafio é a preservação da paz, é de lutarmos para conquistarmos a paz, questões partidárias à parte, vamos lutar juntos pela paz”, terminou.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos