O País – A verdade como notícia

Transportadores moçambicanos ameaçam retaliar queima de viaturas na RAS

Foto: O País

Os operadores de transporte internacional de passageiros, da rota Maputo–África do Sul, prometem retaliar à queima das suas viaturas por desconhecidos naquele país, caso o Governo não tome medidas.

É perante a insegurança que se instalou no sector dos transportes, na rota Maputo–África do Sul, particularmente no corredor de Durban, que a Associação dos Transportes Internacionais diz que é preciso que o Governo tome decisões concretas, porque pode haver consequências indesejadas.

“Temos desvantagens no transporte porque as pessoas já sabem que o carro sul-africano não tem problema e passa à vontade, vão optar por aquele carro e nós vamos ter que parar. O Governo tem que tomar alguma decisão sobre isso para evitar a retaliação porque, se isto acontecer de facto, nós teremos que tomar medidas de retaliação”, avisou Frederico Ambrósio, presidente da Associação do Transporte Internacional.

Perante a situação, o Ministério dos Transportes e Comunicações desaconselha a retaliação e garante que já está em conversações com a contraparte sul-africana para a tomada de medidas.

“É preciso manter a calma, não se pode pensar em enveredar pela retaliação e criarmos escaramuças deste lado. Para garantir a segurança nas estradas, há contactos directos que estão a ser feitos com a África do Sul e estamos a manter grupos de trabalho”, apelou o director nacional dos Transportes e Segurança no Ministério dos Transportes e Comunicações.

Desde o início, os malfeitores incendiaram um autocarro de uma transportadora moçambicana na África do Sul e, no último fim-de-semana, vandalizaram um minibus.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos