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Moçambique ganha novo mercado informal digital

O país conta com uma nova plataforma de compra e venda de bens e serviços online. Inspirada na OLX Moçambique, a Dumbanengue foi criada em 2018 pela empresa Lugela Digital e já possui centenas de anúncios.

As redes sociais têm sido o veículo para campanhas de compra e venda de bens e serviços por parte dos moçambicanos.

Focado na tendência, a Lugela Digital, empresa de comunicação e tecnologia, criou a Dumbanengue, uma plataforma online que permite aos usuários publicar anúncios gratuitamente.

“É um mercado online em que qualquer pessoa pode anunciar produtos e serviços ou procurar oportunidades de trabalho. Mas o nosso foco sempre será criar um espaço onde as pessoas possam fazer biscatos para auto-sustento”, explicou Matope José, colaborador da Lugela Digital.

A Dumbanengue tem como principal objectivo ser o novo OLX em Moçambique, que deixou de operar no país há alguns anos.

OLX é o nome de um site de classificados online que, em tempos, esteve conectado com o mercado moçambicano e permitia aos usuários publicar anúncios gratuitamente para vender produtos e serviços.

“A ideia surge, primeiro, da necessidade aqui da Lugela Digital de estabelecer um espaço de vendas e, de seguida, necessidade de todos os moçambicanos. A partir destes pressupostos, decidimos criar esta plataforma inspirada na OLX Moçambique para garantir que as pessoas continuassem a fazer o seu pão de cada dia”, acrescentou Matope José.

Dumbanengue é o nome dado aos mercados ambulantes na capital moçambicana. Na inovação da Lugela Digital, é possível encontrar uma ampla variedade de itens, como carros, móveis, electrónicos e imóveis.

A plataforma possui ainda uma ferramenta de busca avançada que permite aos utilizadores encontrar exactamente o que procuram de maneira rápida e precisa.

“Entre os produtos anunciando e vendidos, o celular é que mais se tem destacado devido à actual dinâmica do mundo – sem este dispositivo, praticamente não tem enquadramento na sociedade. Os computadores e electrodomésticos tendem a observar um crescimento em termos de procura, nos últimos tempos”, exemplificou Matope José.

Com o Dumbanengue, as pessoas podem vender e comprar qualquer tipo de produto. A plataforma oferece diversas opções de pagamento, incluindo a possibilidade de contactar o fornecedor de um determinado produto pelo WhatsApp para mais informações sobre a sua oferta. Os compradores podem avaliar os vendedores e deixar comentários para que outros tenham uma ideia da experiência de compra.

“O feedback tem sido positivo porque a plataforma que lançámos é muito mais simples de usar em relação às que as pessoas estão acostumadas. Para além de disponibilizarmos o Dumbanengue, damos algum acompanhamento. Mostramos como as pessoas devem vender e damos algumas dicas para quem está a tentar comprar, mesmo por questões de segurança”, afirmou Matope José, colaborador da Lugela Digital.

Sobre a problemática de burlas, que surgem nos processos de compra e venda, a plataforma apresenta procedimentos de segurança.

“Há uma equipa que revê os anúncios à medida que são publicados. Se houver alguma coisa que deixa dúvidas, tentamos esclarecer junto do responsável do conteúdo. Caso não tenhamos uma explicação convincente e pareça-nos uma burla, removemos a publicação. Já temos alguma experiência com malfeitores, então sabemos dar-lhe com os mesmos”, avançou Matope José.

Para fazer anúncios na plataforma é simples: “só precisa de um e-mail válido e, para ter um anúncio publicado, nós verificamos o conteúdo detalhadamente primeiro só para questões de segurança e qualidade. Para ver as nossas publicações, só precisa de aceder ao www.dumbanengue.co.mz”.

Além de ser uma plataforma de compra e venda, o Dumbanengue pretende oferecer serviços de publicidade de eventos e serviços específicos para empresas que desejem anunciar para um público amplo e diversificado.

A Lugela Digital é uma empresa moçambicana de comunicação social que actua nas áreas de media, tecnologia de informação, publicidade e educação.

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