O País – A verdade como notícia

CHAN 2023: Mambas e o desejo de virar o curso da história

Os Mambas vão, no sábado, defrontar a Etiópia, em jogo da primeira jornada do CHAN 2023, numa partida em que, em caso de vitória, o combinado nacional vai “apagar a pálida imagem” da sua primeira participação, em 2014.

Sem um histórico de vitórias em jogos de estreia em competições sob égide da Confederação Africana de Futebol (CAF), os Mambas têm, diante da Etiópia, uma oportunidade para escrever uma nova história.

Com um estágio de 12 dias observado no local da competição, Argélia, o combinado nacional tem os processos de jogo bem definidos, a avaliar pelo nível de entrega dos jogadores durante a preparação.

Durante o período de preparação, Chiquinho Conde, com o seu “staff” técnico, tentou aprimorar os aspectos técnico-tácticos da sua equipa, tendo em vista garantir mais entrosamento nos jogadores, elemento-chave para encarar os adversários.

Três jogos de preparação, nos quais amealharam duas vitórias e uma derrota, é o saldo do estágio dos Mambas naquele país do norte de África. Sem margem para testes de tácticas, o CHAN vai arrancar esta sexta-feira, sendo que Moçambique, como já o dissemos, só entra em competição no sábado, defrontando a Etiópia, um adversário ao alcance do combinado nacional.

E porque o desejo é fazer história, há, no seio dos jogadores, uma sagrada esperança de que tudo é possível. Para tal, os jogadores pedem apoio de todos os moçambicanos. Durante a sua estada na Argélia, os jogadores sempre se mostraram confiantes quanto a uma boa participação, naquela que é a segunda aventura dos Mambas no CHAN, prova reservada aos atletas que actuam nos campeonatos internos.

Na segunda jornada, o combinado nacional terá pela frente a Líbia. Esta será a primeira vez em que as duas selecções vão defrontar-se no CHAN.

Na terceira e última jornada da fase de grupos da prova, os Mambas vão medir forças com a anfitriã Argélia no sábado (21), numa partida em que se antevê que venha a ser difícil para as duas equipas, dada a rivalidade. Olhando para os confrontos directos entre as duas selecções, a Argélia leva vantagem, mas nada que assuste o combinado nacional, até porque o futebol não sobrevive apenas da história.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos