O País – A verdade como notícia

Mais de 140 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar em África

Fome: Rádio Nova

Mais de 140 milhões de pessoas na África subsaariana enfrentam fome aguda. Dados do Banco Mundial indicam que, só no ano passado, houve um aumento de 21 milhões de pessoas.

O número de pessoas que sofrem de fome tende a aumentar a cada dia em África.

Só no ano passado, mais de 21 milhões de pessoas enfrentaram a crise alimentar aguda, subindo o número de afectados para 140 milhões na África subsariana.

De acordo com o Banco Mundial, a crise alimentar pode aumentar, tornando a situação pior caso a dívida pública dos países da região não seja controlada.

O Banco Mundial diz, igualmente, que o aumento no custo de vida, intensificado pelos efeitos da guerra na Ucrânia, reduziu a capacidade das pessoas comprarem comida e fez descer a procura interna na região, especialmente em países onde falta espaço político para defender os mais pobres.

A situação poderá piorar se as depreciações das moedas continuarem e levarem a um aumento do rácio da dívida sobre as economias, já afectadas por um crescimento insuficiente das economias para melhorar as condições de vida das pessoas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos