O Clube dos Desportos Tubarões de Maputo conquistaram, final de semana, o campeonato da cidade de verão, em Natação, ao arrecadar um total de 2.688 pontos, no conjunto da classificação de ambos os sexos. Os Tubarões foram mais fortes em masculinos, onde através de seus nadadores, nomeadamente Cleyton Munguambe, na classe dos 11 aos 12 anos, com 98 pontos, Manuel António Júnior, da categoria dos 13 aos 14 anos (104 pontos) e Ahllan Bique, na classe dos mais de 18 anos (97 pontos), conseguiram terminar as sete jornadas desta prova, com 1.747 pontos, deixando para trás, seus directos perseguidores, nomeadamente Clube Naval de Maputo, que ficou na segunda posição, com 1.208 pontos, e Clube de Natação Golfinhos de Maputo, que fechou o pódio com 517 pontos.
Na categoria feminina, o Clube Naval contou com a boa prestação das suas nadadoras, que colectivamente foram os principais contribuintes para que a equipa terminasse com uma pontuação de 1.319, relegando os Tubarões e os Golfinhos, ambos de Maputo, nas posições seguintes do pódio, com 941 e 440 pontos, respectivamente. Mas foi uma pontuação que não foi suficiente para que o Clube Naval conquistasse o título da cidade, de verão, uma vez que na classificação final terminou na segunda posição, com 2.527 pontos, menos 161 pontos que os grandes vencedores, os Tubarões de Maputo.
Para fechar o pódio dos medalhados, ficou o clube Golfinhos de Maputo, que não chegou aos mil pontos, ficando-se pelos 957 pontos.
As outras posições foram ocupadas pelos seguintes clubes: Ferroviário de Maputo (291 pontos), Clube de Natação de Zimpeto (68), Individual (32) e na cauda terminou o Clube de Natação Nguenhas de Maputo (6 pontos).
Domingas Munhameze melhor que todos
Individualmente, o Clube Tubarões de Maputo viu a sua nadadora, Domingas Munhemeze, na classe dos 15 aos 17 anos de idade, a ser a mais pontuada, ao conseguir amealhar 108 pontos, ao cabo das sete jornadas. A nadadora deixou para trás grandes nomes da natação moçambicana, mostrando-se uma grande revelação e futuro da modalidade no país.
Aliás, no top 3 dos nadadores que conquistaram mais pontos, individualmente, Domingas superou a concorrência de Melyssa Rocha, de 12 anos de idade e que representa o Clube Naval de Maputo, que somou 106 pontos, bem como de Manuel António Júnior, também dos Tubarões de Maputo, este que teve 104 pontos.
Dos nomes sonantes da natação moçambicana, com particular destaque para os dos clubes da capital do país, destaque vai para os irmãos Bique, Ahllan e Jannat, ambos dos Tubarões de Maputo, na categoria dos mais de 18 anos, que venceram nas suas classes, respectivamente com 97 e 89 pontos. Higo Dias, do Clube Naval, na classe dos 15 aos 17 anos, também venceu com categoria, ao somar 90 pontos, mais cinco que o seu directo perseguidor.
Onze recordes da cidade e um nacional absoluto
O campeonato da cidade de Maputo de verão, que teve lugar entre os dias 18 e 23 de Dezembro corrente, foi rico em recordes. Ao todo foram 12 recordes batidos em quase todos os escalões, com destaque para os 400 metros estilos, em seniores masculinos, onde Ahllan Bique, do Clube Tubarões de Maputo, conseguiu quebrar o recorde nacional absoluto, anteriormente a si pertencente, quedando o tempo de 05 minutos, 11 segundos e 17 centésimos para o novo de 04 minutos, 49 segundos e 27 centésimos.
Os restantes recordes foram das provas da capital do país, nomeadamente dois nos escalões de 4×50 metros, em infantis mistos, ambos batidos pelo Clube Naval, 400 metros estilos, em juniores masculinos, 4×100 metros livres, em infantis femininos, 50 metros bruços, batido por Melyssa Rocha, do Clube Naval, entre outros recordes.
A próxima competição de natação está marcada para Janeiro próximo, com a disputa do campeonato nacional, prova que terá lugar, de princípio, na Piscina Olímpica de Zimpeto.