A Polícia de Trânsito, em Cabo Delgado, não vai tolerar desordem dos transportadores de passageiros durante a quadra festiva, para garantir que, a província não registe acidentes, tal como aconteceu de 2017 para 2018.
Para evitar luto a muitas famílias, de acordo com António Amisse, chefe do departamento da Polícia de Trânsito, os agentes vão controlar rigorosamente os casos de condução sob efeito de álcool, o excesso de velocidade e lotação de passageiros, as três principais irregularidades que segundo a polícia, tem sido as principais causas de acidentes e de viação. “Vamos ser implacáveis para com todos automobilistas que infringirem as regras. Entretanto, as nossas atenções estão viradas aos transportes de passageiros, pois estes carregam mais vidas, explicou Amisse.
Para o efeito, segundo a fonte, foram criadas brigadas em todos distritos da província, para onde foram enviados efectivos e meios de transporte para garantir a fiscalização rodoviária. Diga-se um trabalho que vai envolver várias forcas de segurança e técnicos do Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATTER).
Todos distritos têm brigadas chefiadas por agentes seniores do comando provincial, e receberam reforço em efectivo e meios de trabalho, que incluem o transporte. “Os agentes têm orientações para não deixar escapar automobilistas que se fazem ao volante em estado de embriagues, que excedam a velocidade e transporte passageiros acima da lotação recomendada. Vamos fazer de tudo para que não tenhamos motivos de lamentação na nossa província. É preciso trabalhar no comportamento das pessoas para reduzir casos de incidência de acidentes de viação”, terminou o representante.
De acordo com dados da polícia de trânsito, a maior parte das pessoas que morrem em acidentes de viação nas estradas de Cabo Delgado, resultam de acidentes de viação que envolvem Transportes de passageiros.