A Organização das Nações Unidas (ONU) reafirma o compromisso de cooperação com Moçambique na implementação dos objectivos de desenvolvimento sustentável e combate ao terrorismo. O sistema assumiu a posição, ontem, durante a cerimónia de celebração dos 77 anos da organização.
O Ministério dos Negócios Estrangeiro e Cooperação foi o local escolhido para celebrar os 77 anos da existência da Organização das Nações Unidas e 45 de cooperação com Moçambique.
Numa sessão, que juntou o Governo, chefes das diplomacias e representantes da ONU, a coordenadora residente interina da ONU em Moçambique destacou que o sistema da ONU em Moçambique vai continuar a trabalhar em direcção ao desenvolvimento sustentável.
“No meio do novo quadro de cooperação da ONU para o desenvolvimento sustentável de Moçambique, queremos reiterar que continuamos empenhados em apoiar as instituições e sociedade civil para promover o bem-estar de todos os moçambicanos, em particular os mais vulneráveis”, reiterou.
Já o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação agradeceu, mais uma vez, pelo apoio dos Estados-membros na eleição do país para membro não-permanente do Conselho de Segurança daquela organização.
O tema escolhido por Moçambique para os próximos dois anos, segundo Manuel Gonçalves, reafirma a determinação em defender o diálogo e resolução pacífica do país, promoção de acções de prevenção e manutenção da paz.
A celebração incluiu também a apresentação de uma exposição fotográfica que reflecte os 45 anos de cooperação entre Moçambique e Nações Unidas.