O País – A verdade como notícia

Obama vai ajudar Democratas nas ‘Midterms’

O antigo Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, vai ajudar os Democratas na corrida para as eleições intercalares, uma vez que correm o risco de perder a Câmara dos Representantes.

Barack Obama anunciou, ontem, que vai ajudar os candidatos democratas nos estados do Georgia e do Michigan, durante as últimas semanas da corrida às eleições intercalares, ou ‘Midterms’.

As eleições realizam-se no dia 8 de Novembro e, segundo um comunicado citado pelo Ntícias ao Minuto, o antigo presidente tem eventos marcados para os dias 28 e 29, em Atlanta e Detroit, respetivamente. Também está prevista uma paragem no estado do Wisconsin.

“Devido ao que está em jogo nestas eleições intercalares, o presidente Obama quer fazer a sua parte para ajudar os Democratas a vencer no próximo mês. Ele está ansioso para apoiar candidatos pelos boletins, especialmente em corridas e estados que terão consequências para a administração das eleições de 2024”, refere o comunicado.

Os Democratas enfrentam uma ‘praga’ comum do partido que detém o poder, e estão em risco de perder a Câmara dos Representantes para os Republicanos.

Para o Notícias ao minuto, uma Câmara dos Representantes republicana significará que os dois últimos anos de Joe Biden serão algo semelhantes aos dois últimos anos de Barack Obama: uma enorme dificuldade em aprovar medidas legislativas que passem pela maioria conservadora.

As ‘Midterms’ são também caracterizadas pela enorme quantidade de cargos locais e estatais para os quais o eleitorado tem de votar, cargos esses que, embora pequenos, podem ter influência nos procedimentos eleitorais na eleição presidencial de 2024.

Os estados por onde Obama vai passar são conhecidos como ‘battleground states’, estados que são muito contestados em todas as eleições.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos