Cerca de 365 pessoas são infectadas diariamente por HIV, de acordo com estimativas do Ministério da Saúde. No mesmo relatório, o MISAU estima que há 120 mil mulheres grávidas e pouco mais de 170 crianças vivendo com HIV. É uma das grandes preocupações da saúde pública no mundo. E não é para menos: Desde 1981, o HIV já matou cerca de 35 milhões de pessoas, um número que ultrapassa de longe a população de Moçambique.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, actualmente há um caso novo a cada 17 segundos, o que totaliza 1,8 milhão de novas infeções pelo vírus. Anualmente, há registo de um milhão de mortes ligadas a SIDA. A África do Sul é dos países que regista o maior número de pessoas afectadas, com cerca de sete milhões portadores do vírus da SIDA.
Mas Moçambique não fica muito atrás, até porque até 2015 era o oitavo país com os maiores índices de prevalência. Actualmente, o Ministério da Saúde estima que existem dois milhões de pessoas vivendo com o HIV. O MISAU estima ainda que são 356 novas infecções registadas por dia e cerca de 70 mil mortes anuais relacionadas a esta doença. Os cálculos também apontam para a existência de pelo menos 120 mil mulheres grávidas com o HIV positivo, e pouco mais de 170 crianças vivendo com a doença.
Quanto à taxa de transmissão vertical, o modelo epidemiológico usado para estimar os indicadores – chave do HIV, aponta para 14 por cento.