O Chefe de Estado, Filipe Nyusi, participa, este domingo, em Angola, do funeral do ex-presidente daquele país, José Eduardo dos Santos.
As cerimónias fúnebres de Estado vão decorrer este domingo, pelas 10 horas, em Luanda, e contarão com a presença de vários Chefes de Estado e de Governo africanos e de outras partes do mundo.
“Nós vamos a Luanda, Angola. Sabe-se que, no dia 08 de Agosto, perdemos o grande líder do continente, refiro-me a José Eduardo dos Santos. Então, nós, moçambicanos, por tudo que nos une, laços de irmandade, históricos e culturais, temos que estar lá presentes para dar o ombro e prestar solidariedade aos nossos irmãos angolanos”, disse o Chefe de Estado durante a sua partida a Luanda no Aeroporto Internacional de Nampula.
Falando aos jornalistas, Filipe Nyusi enalteceu o esforço de Eduardo dos Santos na luta para pacificação de Angola.
“Eduardo dos Santos, nos mais de 47 anos em que Angola está independente, mais de metade pertenceu ao seu esforço. Trabalhou muito para a pacificação do seu próprio país, até à reconciliação que foi um sucesso. Eduardo dos Santos foi também um dos promotores e criadores da SADC. Lutou, a nível de África, por mais estabilidade”, afirmou Nyusi.